Agricultura - Quinta-feira, 14 de Abril de 2022

Tupã recebe pá carregadeira para suporte aos pequenos agricultores

Veículo viabilizado em articulação do vereador Hatano será usado na Patrulha Agrícola

Tupã recebe pá carregadeira para suporte aos pequenos agricultores

Uma pá carregadeira que auxiliará no escoamento da produção e na contenção de águas pluviais, evitando que as estradas rurais sofram danos severos durante chuvas intensas, foi entregue à Prefeitura de Tupã na tarde de segunda-feira (11).

Conforme o secretário de Agricultura, Anderson Luiz, os pequenos e médios produtores do município poderão ter acesso à máquina por meio programa Patrulha Agrícola, que oferece implementos abaixo dos custos de mercado.

“Agradeço ao prefeito Caio Aoqui e ao vice-prefeito Renan Pontelli pela atenção dada ao setor agrícola, e ao vereador Lucas Hatano por solicitar uma pá-carregadeira ao Deputado Estadual Alex de Madureira. Esta máquina pertence ao projeto Nova Frota SP Não Para, do governo do estado de São Paulo, e está avaliada em R$498 mil”.

De acordo com o vereador, a destinação do veículo para Tupã é uma conquista para toda a população, pois o segmento gera arrecadação, renda e emprego para diversas pessoas. “Um maquinário como este tem o dobro da capacidade das que o município possuía, podendo executar serviços que antes não podiam ser feitos, cobrindo grandes extensões de terra com mais agilidade”, Hatano informou que os tratores antigos têm entre 130 cv e 150 cv (cavalos de potência), a nova pá tem 300 cv.

A Prefeitura de Tupã confirmou ainda a vinda de outros quatro veículos para modernização da Patrulha Agrícola. Estas conquistas resultam do planejamento das equipes da pasta, da disponibilidade de funcionários habilitados para manejo desses equipamentos, e da articulação dos poderes executivo e legislativo junto aos deputados estaduais, atentos às demandas do cidadão.

O prefeito Caio Aoqui afirmou que em breve Tupã receberá um trator completo, que custaria mais de R$200 mil; um caminhão basculante, com preço médio em R$300 mil; e afirmou ter assinado um convênio para recebimento de uma retroescavadeira avaliada em R$600 mil.

“A nova retroescavadeira foi viabilizada pelo vereador Eduardo Edamitsu – Shigueru. E destaco que todas as máquinas e veículos são equipamentos de alto custo, essenciais para a melhoria dos serviços prestados pela Patrulha Agrícola. Essas ações são exemplos de que ao unir forças podemos avançar cada vez mais”, completou o prefeito.

Já o vice-prefeito Renan Pontelli disse ser crucial ter iniciativas do poder público relacionadas à promoção e ampliação do trabalho voltado à economia agrícola, seja pela articulação de vereadores com deputados, seja na adesão municipal à programas estaduais. “A oferta da Patrulha Agrícola é uma das ferramentas fortalecidas em nossa gestão para dar suporte ao agricultor. E estamos apenas no início de uma série de bem-feitorias para esta parcela da população tão importante para a nossa cidade”.