Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Visitas permitem identificar locais com entulho para realização de mutirão
O Centro de Controle de Zoonoses, setor vinculado ao Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, iniciou a primeira etapa do mutirão para eliminação de ambientes propícios à proliferação de escorpiões na Vila Marajoara. Os 21 quarteirões foram mapeados pelas equipes que, a partir de visitas domiciliares, poderão identificar os pontos com entulho e orientar os moradores para a necessidade de adequações nas casas.
Segundo o chefe do setor responsável, Robison Luis, a intensificação das ações na região prevê um levantamento da incidência de acidentes, da quantidade de amostras encontradas pelos moradores, e imóveis que precisam de intervenção. “O principal é verificar se há acúmulo de matéria orgânica, materiais inservíveis como móveis, e restos de construção, permitindo o alojamento de animais peçonhentos. Orientamos os moradores, entregamos panfletos e anotamos o contato daqueles que precisam limpar os terrenos”.
Com base nos relatórios criados durante as visitas domiciliares, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, organizará um mutirão para coleta dos materiais inservíveis. A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, explica que caso haja muitos endereços em desacordo com as recomendações de limpeza pública, todo o bairro receberá a intervenção.
“Se apenas algumas casas estiverem com muito material para descarte, faremos o contato por telefone com os moradores para agendar a data em que o caminhão passará. Quanto menor a quantidade de lixo na vizinhança, menor a chance de aparecerem escorpiões”.
A Vila Marajoara recebeu a ação de intensificação após um levantamento feito pelo CCZ relacionado às áreas da cidade sem cobertura de USF (Unidades de Saúde da Família). O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, afirma que além de prevenir acidentes com escorpiões, a ação também minimiza casos de leishmaniose. “Tanto animais peçonhentos, quanto mosquitos, são atraídos por locais úmidos, com folhas e alimentos em decomposição. Evitar que eles se multipliquem é obrigação de todos nós, se cada um fizer a sua parte, conseguiremos controlar essas pragas urbanas”.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.