Saúde - Segunda-feira, 02 de Maio de 2022

Prefeitura entrega reforma da USF Alto Sumaré

Unidade que atende quase 5 mil pessoas da zona leste foi modernizada

Prefeitura entrega reforma da USF Alto Sumaré

Pensando no conforto e no aumento da qualidade dos atendimentos prestados na USF Alto Sumaré, a Prefeitura de Tupã realizou uma reforma da sede desta unidade da zona leste do município. Numa cerimônia de entrega, nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde apresentou as novas instalações à comunidade.

Entre as adequações do prédio estão a criação de uma janela de acesso à sala de entrega do Programa Viva Leite, uma recepção e sala de espera com cadeiras, banheiro acessível, consultório odontológico para rotina, sala de vacina ampla, consultório de enfermagem com banheiro próprio, nova sala de curativos, e portão de entrada independente para a Farmácia Municipal.

A diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronzez Bauer, explica que algumas das mudanças trazem resultados diretos para a população. “As avaliações odontológicos, por exemplo, estavam restritas às urgências e emergências que eram inclusive encaminhadas para outra unidade. Agora, os serviços entram na rotina deste setor. Destaco também a melhoria estrutural da sala de enfermagem, que gera a prestação de um serviço mais humanizado durante a coleta do exame preventivo de papanicolau”.

A USF Alto Sumaré, fica na rua Ernesto Coquemala, 200, e tem quase 5 mil pessoas cadastradas na área de cobertura. Com a restruturação, a Secretaria de Saúde acredita que o fluxo de atendimentos poderá ser ainda maior.

Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, além de renovar o ambiente, uma reforma traz motivação para a própria equipe de trabalho. “Criamos uma atmosfera de atenção e cuidado, fazendo com que as famílias daqui sintam-se acolhidas pela ‘família’ da unidade.”

O quadro de pessoal da USF Alto Sumaré é composto por 1 médica, 1 enfermeira, 1 dentista, 1 auxiliar de consultório odontológico, 2 auxiliares de enfermagem, 1 auxiliar de atividades gerais, 6 agentes comunitários de saúde, e 1 legionária.

Toda a equipe foi parabenizada pelo vice-prefeito, Renan Pontelli, que destacou os esforços de cada setor envolvido até a entrega da obra, mantendo o alto nível dos atendimentos, mesmo na antiga instalação. “Estamos muito felizes por viabilizar este local para a zona leste, região que abriga 50% da população do município. Tenho certeza que o atendimento continuará excepcional, mas numa estrutura muito superior”.

Renan informa ainda que outras unidades serão reformadas ou ampliadas, pois a atual administração tem lutado para que os serviços da prefeitura sejam ofertados o melhor possível.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Caio Aoqui, afirmou que será iniciado processo de liberação de verba e licitação para a unidade do Setor A, da Vila Abarca e da Vila Independência. “Se não foram criadas, as salas da USF Alto Sumaré foram modernizadas, com nova mobília, novos equipamentos. Ela está mais moderna, bonita e adequada com o que temos de melhor para atender a população. Mas, as melhorias não param por aqui, queremos ter esse mesmo padrão de atendimento estendido”.

Essa reforma e ampliação recebeu verba de R$ 250 mil, por meio de emenda solicitada pelo ex-vereador Luiz Alves de Souza. “Temos agora o resultado de um trabalho muito importante do prefeito Caio Aoqui, do vice Renan Pontelli, nosso secretário de saúde dr. Miguel, e principalmente o deputado federal Orlando Silva, que realizou a emenda parlamentar, trabalhada agora junto à vereadora Cris Vicente”.