Saúde - Quarta-feira, 04 de Maio de 2022

Dia D de vacinação registrou baixa participação da população

Ação é uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal do público-alvo das Campanhas

Dia D de vacinação registrou baixa participação da população

No último sábado (30), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D da Campanha de vacinação da Tríplice Viral e contra a Influenza. Segundo informações da Pasta responsável, foi registrada baixa procura pelos imunizantes, sendo relevante que as pessoas que ainda não se vacinaram se atentem a importância da vacinação.

Por ora, a Campanha contra a Influenza está atendendo maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde e crianças com mais de 6 meses de vida e menores de 5 anos; já a Campanha da Tríplice Viral, que protege contra a caxumba, rubéola e sarampo, ampliou os atendimentos para crianças em qualquer situação vacinal, para verificar a necessidade do reforço da dose.

Ainda de acordo com informações, mesmo após a realização do Dia D todas as Unidades de Saúde do município e dos distritos de Varpa, Parnaso e Universo, permanecerão atendendo o público-alvo das Campanhas para aumentar a cobertura vacinal de cada uma.

“Das 7h às 17h as UBSs e USFs mantêm as salas de vacinas abertas para toda a população. É importante reforçarmos essa vacinação contra as doenças, pois notamos baixa procura durante a semana, o que é preocupante se as pessoas continuarem mantendo a imunização em segundo plano”, alertou a chefe do setor de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Segundo apontamento feito pelo Departamento, a cobertura vacinal das crianças atingiu apenas 13.15%; já dos idosos 44.53%; e dos trabalhadores da Saúde 18.87%, comprovando a baixa procura pelos imunizantes durante a semana.

“Para revertemos essa situação, principalmente dos trabalhadores da Saúde, classe que é de se esperar uma consciência maior, iniciamos uma busca por trabalhadores que ainda não se vacinaram e precisam da imunização”, ressaltou Joselaine.

Além das ações para conscientizar sobre a imunização, as USFs e a UBS da Vila Formosa, que possuem salas odontológicas, realizaram exames de prevenção do câncer bucal, por meio das equipes da Prefeitura. Segundo apontamento, aproximadamente 300 pessoas, com mais de 18 anos, fizeram o exame e foram orientadas sobre a doença e seus males.

“O diagnóstico precoce do câncer bucal é muito importante, pois assim que detectado o tratamento é imediatamente iniciado, podendo aumentar muito as chances de recuperação. Por isso, todas as equipes odontológicas municipais se movimentaram para atender toda a população de diversas regiões da cidade”, contou a coordenadora da Divisão Odontológica, Isabel Forte.

O titular da Pasta, dr. Miguel Ângelo de Marchi ainda destacou o trabalho das equipes durante o Dia D e parabenizou todas por se dedicarem para ampliar o atendimento à população de Tupã.

“Foram inúmeros trabalhadores da Saúde que se empenharam para fazer do Dia D das Campanhas mais um reforço. Agradeço ainda o prefeito Caio Aoqui, que pode acompanhar de perto a realização do Dia e que não mede esforços para proteger cada vez mais a população”, agradeceu.