Saúde - Sexta-feira, 13 de Maio de 2022

Saúde firma parceria com o Coletivo Tibira

Projeto “Extra Muro” levará informações e proteção além das Unidades de Saúde

Na tarde da última quarta-feira (11), o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, recebeu junto a Coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS, Anaille Michelotti, integrantes do Coletivo Tibira. Durante o encontro foi firmada parceria entre o Pode Público e o Coletivo para dar início ao projeto “Extra Muro”.

Segundo informações, o projeto busca democratizar o acesso a materiais de prevenção e proteção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) para além dos muros das unidades e instituições de saúde, dando a oportunidade de mais pessoas terem acesso aos insumos para iniciar ou dar continuidade à vida sexual ativa de forma segura.

Serão fornecidos pela prefeitura para toda a população, por intermédio do Coletivo Tibira, kits contendo preservativos, lubrificantes e informativos sobre a importância da proteção sexual.

“É com muita alegria que recebemos os integrantes desse Coletivo e pudemos firmar uma parceria tão importante para toda a população. As infecções sexualmente transmissíveis podem ser evitadas de maneira simples, desde que a pessoa tenha acesso aos materiais necessários e seja instruída por profissionais capacitados. Por isso, agradecemos ao Coletivo Tibira por fazer essa ponte da Secretaria até parte da população que não conseguimos atingir, e parabenizá-los por uma iniciativa tão humana como esta”, agradeceu o titular da Pasta, dr. Miguel.

De acordo com o presidente do Coletivo, Wesley Vasques, as ações do projeto já terão início em festividades na cidade, onde o Coletivo disponibilizará cerca de 1.500 kits para os convidados.

“A parceria com o Ambulatório surge devido à preocupação diante dos índices de IST’s, principalmente Sífilis. A proposta é disponibilizar kits de itens de proteção e prevenção em locais estratégicos, como festas, boates, banheiros, para além das unidades institucionais dos órgãos de saúde, uma vez que nem todos possuem o hábito de frequentar. Também será importante para difundir e divulgar a existência do Ambulatório Municipal, bem como os testes, visto que a principal queixa que recebemos era de que não se sabia da existência de um ambulatório de referência regional em Tupã”, ressaltou.

Além das atividades realizadas pela equipe do Ambulatório para atingir a população, como palestras educacionais e parcerias com iniciativas, os munícipes que precisarem de atendimento do Ambulatório devem procurar a Unidade, localizada na rua Nhambiquaras, 432, ou agendarem uma visita pelo telefone (14) 3491-5640.

“A prevenção de ISTs é muito importante para a saúde de todas as pessoas com vida sexual ativa. Nós do Ambulatório trabalhamos com extrema discrição e os munícipes não precisam temer em procurar os atendimentos e exames gratuitos. Somente com o diagnóstico rápido podemos evitar que o quadro de saúde da pessoa se agrave”, informou a Coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS, Anaille Michelotti.

Coletivo Tibira

O Coletivo Tibira de Tupã tem esse nome em homenagem ao primeiro caso de morte por homofobia no Brasil: Tibira do Maranhão. Um indígena morto a tiro de canhão. Como o município de Tupã tem fortes influências indígenas, foi determinada a homenagem.

O Coletivo surgiu em fevereiro de 2022, e já conta atualmente com 38 filiados, e cerca de 139 seguidores nas redes sociais. O Coletivo tem como premissa a construção em comunidade de ações em prol da promoção da proteção e visibilidade da comunidade LGBT local. Tais ações estão ramificadas em vários âmbitos: saúde, educação, cultura, artístico, políticas públicas, etc.