Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Tupã, domingo, 03 de julho de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Domi
03/07
Predomínio de Sol
Máx 29 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Segu
04/07
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Terç
05/07
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Quar
06/07
Predomínio de Sol
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0

Saúde - Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde mental conta com estrutura completa para atendimentos dos casos

Serviços assegurados cumpre legislação instituída pela Reforma Psiquiátrica


Saúde mental conta com estrutura completa para atendimentos dos casos

Em 18 de Maio celebra-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data criada para superação de preconceitos que envolvem as doenças mentais e em prol dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A Prefeitura de Tupã apoia este movimento e lembra que todas as pessoas têm direito à liberdade, a viver em sociedade, e receber cuidado e tratamento terapêutico humanizado, conforme o modelo de instituído na Lei 10.216/2001, da Reforma Psiquiátrica.

 

Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, este marco legal determinou o fechamento de hospitais psiquiátricos, com a abertura de novos serviços visando a recuperação e inserção na família, trabalho e comunidade.

 

Entre os estabelecimentos de saúde mental criados estão os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Podendo ser: CAPS I, CAPS II ou CAPS III, que se diferenciam pela população do município e pelo perfil dos pacientes atendidos. 

 

“Em Tupã há uma unidade CAPS II, que conta com uma equipe multidisciplinar, sendo 2 psiquiatras, 2 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional, 1 assistente social, 1 enfermeiro, e 1 auxiliar de enfermagem”, explicou o secretário.

 

O serviço consiste no acolhimento para encaminhamento conforme a necessidade. O atendimento ao público ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, na esquina entre as ruas Tapuaias e Nhambiquaras. 

 

Toda sexta-feira os profissionais realizam reuniões para discussão e análises dos casos. A procura pelos atendimentos deve ser por demanda espontânea, direcionamento de rede, ou identificação de transtorno mental por algum familiar.

 

Há ainda o Ambulatório de Saúde Mental, assegurando tratamento em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis; e as Residências Terapêuticas, para tratamento em regime de internação asilar.

 

O prefeito Caio Aoqui destacou que os serviços são sempre estruturados para oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos de assistência social, psicólogos, ocupacionais, de lazer, e outros. 
 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

Versão do sistema: 2.0.0 - 30/06/2022

Portal atualizado em: 01/07/2022 18:33:32

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.