Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Rotary cede antigo Albergue para abrigar pessoas em situação de rua

Parceira de 90 dias com a Prefeitura de Tupã garante dignidade em noites de maior frio

A Prefeitura de Tupã firmou nessa quarta-feira (18) uma parceria com o Rotary Clube de Tupã, visando à cessão do prédio do antigo Albergue Noturno para abrigar pessoas em situação de rua durante este período de noites mais frias. O espaço começa a funcionar nesta quinta-feira (19).

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos iniciaram nova abordagem social para direcionamento de pessoas que estão dormindo nas ruas do município para este novo local, na Rua Itapicurus, 925, próximo da FADAP.

“Nós ficamos muito agradecidos aos Rotarianos pela sensibilidade diante dessa situação emergencial de frio. É importante ressaltar que não estamos reativando o serviço oferecido pelo Rotary, esta parceria viabiliza a oferta de um espaço mais apropriado para pernoite, em substituição ao dormitório criado provisoriamente na AMAE III”, explicou a secretária da pasta responsável, dra. Telma Tulim.

A abertura das dependências do antigo albergue foi viabilizada por um comodato, válido por até 90 dias. 20 pessoas em situação de rua poderão ser acolhidas no local, que dispõe de camas, cobertores, travesseiros e banheiro com água quente.

Conforme o presidente da Sociedade do Albergue Noturno, José Vanderlei Alves Teixeira, o termo implica na cessão sem custos de um prédio por parte do proprietário. “Este local funcionou por mais de 60 anos como um albergue, nós temos um dormitório feminino, outro masculino, e água com sistema de aquecimento solar. Pensando na população em situação de rua, os membros do Rotary Clube de Tupã decidiram ceder para o município essas dependências que já estão prontas”.

A oferta de refeições será mantida pela Prefeitura de Tupã. A partir de 19 de maio, o local será aberto diariamente às 18h. Os técnicos do serviço socioassistencial passarão as orientações aos interessados e distribuirão sacos de dormir para aqueles que optarem por permanecer dormindo na rua. A Polícia Militar está ciente da mudança e, assim como a população geral, também pode informar as pessoas em situação de rua sobre a opção de abrigo.

“Poucas pessoas aceitaram ir para a AMAE III, mas nossas equipes sabiam que continuava necessário encontrar um espaço ainda melhor para o acolhimento. Essa parceria é muito importante, nosso agradecimento ao José Vanderlei, e também ao Ede Antonio Scarcelli, que participaram desta reunião de assinatura do comodato, redigido e supervisionado por nosso Secretário de Assuntos Jurídicos, dr. João José Pinto - JJ".