Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quarta-feira, 25 de Maio de 2022

Prefeitura inicia curso de formação técnica para o trabalho

Secretarias afirmam que capacitações abertas atendem demandas de mercado

Prefeitura inicia curso de formação técnica para o trabalho

Mais um curso para capacitação profissional e formação de pessoas para reinserção ou qualificação para o mercado de trabalho foi iniciado em Tupã. As aulas de especialização em Esmaltação em Gel começaram nesta segunda-feira (23), e terminam dia 31 de maio.

18 mulheres que já atuam no ramo da beleza e estética foram selecionadas pelas equipes do Fundo Social de Solidariedade. Essa triagem ocorre para evitar desistências, pois foram identificados perfis de pessoas que realmente possam acompanhar as aulas de especialização.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim, ressalta que trazer cursos alinhados às necessidades de Tupã é uma determinação do prefeito Caio Aoqui, com objetivo de reduzir o desemprego e sanar o impacto socioeconômico da pandemia.

“Estamos atentos à retomada da economia, então trazemos esses cursos para que as pessoas possam melhorar sua renda. O objetivo é preencher as lacunas dos contratantes e assegurar a empregabilidade”.

As alunas terão acesso à uma especialização do Senac sem qualquer custo com uma facilitadora do corpo de docentes da instituição, e além de aprender uma nova modalidade em manicure, as participantes receberão informações base para gestão do negócio.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, as bolsas 100% foram viabilizadas, pois, o Sebrae Aqui custeou cada uma das vagas.

“Mantemos um diálogo com as empresas para saber qual a real necessidade de mão-de-obra local. Mais do que trazer os cursos que atendam essa demanda, a administração municipal oferece ainda orientações para abertura de empresa, apoio aos MEI, e a possibilidade de empréstimo pelo Banco do Povo, permitindo a aquisição de tudo que for necessário para colocar o aprendizado em prática”.

As inscrições para o próximo curso gratuito oferecido pela Prefeitura de Tupã em parceria com o Senac  continuam abertas até quinta-feira (25) . A formação em cuidador de idosos tem carga horária de 160 horas, e habilitará os participantes para atuação em domicílio, em empresas de Home care ou instituições de acolhimento. Esta área está em constante expansão, visto que a expectativa de vida dos brasileiros aumenta anualmente.