Saúde - Sexta-feira, 27 de Maio de 2022

Boletim Dengue - 27/05/2022

Adolpho Lutz confirmou um óbito por dengue no município

Boletim Dengue - 27/05/2022

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que do início do ano até esta sexta-feira (27), 3.621 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.298 positivos.

O trabalho de nebulização continuam no Jardim Unesp I e II, nos conjuntos Nova Tupã, Jamil Dualibi e João Paulo II (Região Leste), onde foram trabalhados 355 imóveis. Nesta quinta-feira a equipe de controle de criadouros iniciou seus trabalhos no Parque Ipiranga (Região Leste), sendo visitados 279 imóveis, onde em 6 foram encontrados 9 focos, totalizando uma infestação de 2,15.

As equipes de combate ao Aedes aegypti ainda estão encontrando focos com larvas do mosquito transmissor, por isso é necessário 100% de conscientização da população evitando criadouros.

O Departamento de Entomologia e Endemias também orienta a população sobre como proceder para que a nebulização mantenha sua eficácia. “Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos”, explicou Marco Antônio de Barros, diretor do departamento.

De acordo com ele, durante a nebulização a população deve guardar em lugar fechado ou manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal (mesmo molhadas) e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos.

Já as roupas de cama e toalhas de mesa devem ser retiras ou serem levantadas durante a aplicação. Portas, janelas e cortinas devem ser mantidas abertas para facilitar a entrada do inseticida.

“Também orientamos que durante a aplicação do inseticida, as pessoas permaneçam na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida. Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação”, explicou.

Óbito

O Departamento de Entomologia e Endemias informou ainda que nesta quarta-feira o Instituto Adolpho Lutz Central confirmou um óbito por dengue no município. A vítima é sexo masculino, tinha 57 anos, morava na Zona leste de Tupã. Atualmente 5 óbitos suspeitos ainda aguardam resultados do Instituto Lutz Central.