Saúde - Terça-feira, 31 de Maio de 2022

Saúde orienta estabelecimentos sobre novas medidas de proteção

Equipes percorrerão todos os prédios comerciais durante esta semana

Saúde orienta estabelecimentos sobre novas medidas de proteção

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do setor de Vigilância Sanitária, iniciou na manhã desta segunda-feira (30) orientações em estabelecimentos comerciais e unidades escolares sobre as determinações do novo decreto nº 9.545. As equipes se organizaram para passarem os comunicados com todas as novas orientações em todos os locais ainda durante esta semana.

Segundo cronograma estabelecido pelos setores da Saúde, serão visitados, de segunda à quinta-feira, supermercados, bancos, lotéricas, escolas, faculdades e creches. Já na sexta-feira e sábado, bares e restaurantes receberão as equipes para serem orientados sobre as novas medidas que devem ser respeitadas por todos, incluindo clientes e funcionários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, as novas medidas restritivas, que já estão em vigor, incluem a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, tanto para a entrada quanto para a permanência e circulação em todos os prédios e estabelecimentos públicos ou privados do município.Ainda segundo o decreto, todos os estabelecimentos também terão que disponibilizar álcool em gel 70.º para higienização constante das mãos, em recipientes disponibilizados em local visível e de fácil acesso, preferencialmente próximo da entrada e saída.

“É importante ressaltar que essas novas medidas foram adotadas na tentativa de evitar aparecimento de mais casos da covid-19 no município. Também ressaltamos que a consciência e a responsabilidade de todos são muito importantes neste momento, visto que os novos casos registrados, em sua maioria, não necessitam de internações, mas ainda assim é uma questão que devemos nos preocupar”, disseco titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Além do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel em todos os estabelecimentos, os setores ressaltaram que a colaboração dos comerciantes e responsáveis por prédios com atendimento ao público é fundamental na luta contra a covid-19.

“As equipes foram muito bem recebidas em todos os estabelecimentos visitados nesta segunda-feira. Esperamos que esta colaboração segui durante os próximos dias, visto que o nosso trabalho está sendo feito para ajudar todos da nossa cidade”, informou a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Para saber mais informações sobre o decreto nº 9.545 que estabelece estas medidas, os cidadãos podem entrar em contato com a Prefeitura pelo canal da Ouvidoria 0800 773 1600, ou pelo telefone da Secretaria de Saúde 3404-2200.