.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 06 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Projeto educacional contra a dengue é desenvolvido na rede municipal de ensino

Alunos recebem checklist para que a família crie uma rotina de eliminação de criadouros


Projeto educacional contra a dengue é desenvolvido na rede municipal de ensino

A rede municipal iniciou um projeto educacional contra a dengue. Os professores participaram de formações técnicas em parceria com a Secretaria de Saúde para que os profissionais da educação elaborem atividades didáticas com os estudantes, a fim de promover atitudes efetivas para controle do aedes aegypti

 

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, a ação nas escolas inclui recursos de mídia, atividades, paródias e o registro da rotina de manutenção dos quintais, do entorno das casas e das escolas para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungnya.

 

“Nosso objetivo central é desenvolver atitudes junto às nossas crianças e pais para controle total das três doenças. Culminando na elaboração de painéis, que demonstrem as atitudes e valores promovidos contra o mosquito-da-dengue”.

 

A Prefeitura de Tupã elaborou um panfleto formativo que permite ao estudante criar em casa uma rotina de limpeza e verificação dos ambientes. O material propõe incentivar as crianças a terem como hábito a eliminação de ambientes propícios à proliferação do inseto para, consequentemente, conscientizarem a família delas.

 

O prefeito Caio Aoqui as ações educativas são fundamentais na formação e mudança de comportamentos. “As crianças serão como ‘soldados’ na luta contra a dengue. O material apresenta um calendário e uma lista de verificação básica dos locais que mais acumulam água, como vasos de plantas, calhas, pneus e vasilhas destampadas. Cada escola tem autonomia para planejar campanhas com seus alunos, no futuro, muitas dessas crianças ainda se lembrarão de cada uma dessas medidas de prevenção”.

 

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Entomologias e Endemias, recomenda que a população dedique 10 minutos por semana para verificação dos quintais. O responsável pelo setor, Marco Antonio de Barros, afirma que a ação mais eficiente no combate à dengue é evitar o nascimento do mosquito-da-dengue.

 

“Os ovos eclodem em até 3 dias, quando estão em contato com a água. E a proliferação do aedes aegypti é muito rápida. Em apenas 45 dias, um mosquito pode contaminar até 300 pessoas.  Por isso, precisamos eliminar água parada e lavar os recipientes com água e sabão”, finalizou.

 

A distribuição dos panfletos com o "checklist contra a dengue" foi feita de 17 a 19 de maio nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Tupã.

484 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.