Saúde - Quinta-feira, 09 de Junho de 2022

Saúde cria cronograma para vacinação antirrábica itinerante

Animais poderão receber dose em 10 pontos da cidade e nos distritos

Saúde cria cronograma para vacinação antirrábica itinerante

A Secretaria de Saúde seguirá um cronograma de vacinação itinerante contra a raiva animal. A partir de 13 de junho, as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses, percorrerão 10 pontos do município, e também atenderão em data específica os três distritos de Tupã.

O sistema de agendamento está mantido. Conforme o chefe de setor de zoonoses, Robison Luis, os tutores precisam ligar para (14) 3404-2202 e reservar a dose para os cães e gatos acima de três meses. “A vacinação itinerante exige do nosso pessoal um planejamento ainda maior. Com base nos agendamentos, os aplicadores vão até os locais com quantidade suficiente de vacina para atender aquela região”.

Em 2021, a vacinação antirrábica deixou de ser realizada apenas em campanhas anuais, passando a ser oferecida durante todo o ano. Conforme a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, o primeiro local de aplicação da dose como rotina foi a sede do CCZ, com 913 animais vacinados.

“Em Janeiro de 2022 transferimos a vacinação para o antigo Parque Infantil, ao lado da Unidade de Saúde dr. Walter Pimentel, com 914 doses realizadas em três meses. Mas, após a diminuição da demanda, decidimos percorrer os bairros de Tupã para ampliar o acesso à antirrábica”, comentou.

A definição do cronograma de ocorreu após articulações da Secretaria de Saúde com o prefeito Caio Aoqui e a presidente do Camtur (Conselho das Associações de Moradores de Tupã e Região), Teresa Vicente.

“98% dos casos de raiva humana registrados no mundo vem da mordida de cães infectados, e outros 2% por gatos ou morcegos. O Lyssavirus é uma das doenças mais antigas do mundo, considerado um dos mais letais se não for tratado. Por isso, o acesso à vacina é tão importante e o programa de controle precisa ser massivo”, declarou o médico e secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Pessoas mordidas ou arranhadas por cães, ou gatos precisam procurar um serviço de saúde, caso não saibam o histórico de vacinação do animal.

ENDEREÇO/ REFERÊNCIA

13, 14 e 15/6

Ginásio de Esportes AMAE II

Avenida Tancredo Neves S/N