Saúde - Terça-feira, 19 de Julho de 2022

Saúde registra queda de 64% nos atendimentos da Unidade de Hidratação

Dados correspondem à primeira quinzena de junho e julho; serviço pode ser encerrado em 29/7

Saúde registra queda de 64% nos atendimentos da Unidade de Hidratação

Diante da redução de 64% na procura pelos serviços oferecidos na Unidade de Hidratação, instalada na UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Avenida Tancredo Neves, s/n – Vila Formosa), a Secretaria de Saúde prevê encerrar os atendimentos específicos para pacientes com suspeita de dengue dia 29 de julho.

A possibilidade de suspensão dos trabalhos é corroborada pelo comparativo feito entre os 15 primeiros dias de junho e julho. Conforme a diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, apenas os sábados e domingos não foram contabilizados.

“O funcionamento da Unidade de Hidratação poderá acabar no fim deste mês porque os casos diminuíram bastante, assim como a demanda no horário noturno. Mas, independentemente disso, a população tem à disposição todas as unidades de saúde, que fazem a notificação e encaminhamento dos pacientes com suspeita da doença, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h”, ressaltou Simone.

De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, foram 310 atendimentos médicos na primeira quinzena de junho, contra 103, de julho; 328 atendimentos de enfermagem em junho, e 117, em julho; 140 notificações em junho, e apenas 46, em julho; 158 coletas laboratoriais em junho, e 58, em julho; e 194 pacientes medicados/ hidratados em junho, com somente 78, em julho.

Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a previsão do fim do expediente estendido das 17h às 22h, resulta do trabalho de controle ao Aedes aegypti, realizado numa parceria entre os Departamentos de Controle de Endemias, Vigilância em Saúde, Atenção Básica, e também com as demais Secretarias.

“Tupã realizou um Mutirão de Limpeza, ações educativas nas escolas, e uma intensificação geral nas ações de prevenção ao mosquito transmissor da dengue. Até o fim de maio, tivemos 1206 casos confirmados da doença, enquanto em junho foram 331 positivados. Ou seja, uma diminuição na casa dos 72%”, comentou o médico e secretário municipal.

A prefeitura destaca ainda que aqueles que necessitarem de assistência médica ou de enfermagem nos fins de semana, ou fora do horário de expediente normal, devem procurar pela UPA, que funciona 24 horas.