Saúde - Terça-feira, 19 de Julho de 2022

Endemias divulga balanço do 1º semestre do ano

Equipes realizaram mais de 87 mil ações do dia 1º de janeiro à 30 de junho

Endemias divulga balanço do 1º semestre do ano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, divulgou balanço referente às atividades de combate a dengue realizadas no 1º semestre de 2022. Ao todo, o Departamento apontou 87.864 ações realizadas em todos os setores da cidade e dos distritos.

Segundo informações do Departamento, foram realizadas pelos agentes 87.864 visitas casa a casa dentro do período do dia 1º de janeiro até 30 de junho. Destas visitas, o Departamento informou que 15.463 residências foram nebulizadas.

Também foram encontrados pelos agentes do Departamento 14.665 recipientes que precisaram de tratamento com biolarvicida, além de 3.015 recipientes que tiveram larvas eliminadas.

Complementando as ações de combate ao Aedes, foi informado ainda que foi preciso o consumo de 171 litros do inseticida Cielo nas nebulizações e de 12 quilos de larvicida biológico.

Marco Antônio de Barros, diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, explicou que este ano as equipes precisaram ampliar as ações realizadas para conter os casos de dengue no município, e que todo o esforço rendeu resultados animadores.

“Ao analisarmos todo o histórico da dengue deste o primeiro dia do ano, podemos observar que ouve sim um pico de casos, mas que foi controlado e segue registrando cada vez menos casos positivos da doença”, informou.

Marco ainda apontou que os trabalhos foram realizados até mesmo em pontos estratégicos. “Além do controle de criadouros em 16.750 imóveis, realizamos 293 visitas em ferros velhos, cemitérios e pontos de reciclagem. Também foram feitas 426 visitas em escolas, universidades e hospitais, tudo planejado e organizado para evitar que estes locais mantessem criadouros do mosquito”, contou.

Para o vice-prefeito Renan Pontelli, a parceria da Saúde com as demais Secretarias foi um grande avanço no combate à dengue. “Aproveitamos para agradecer todas as Secretarias que dispuseram de seus funcionários para fazer uma frente de trabalho forte no combate a dengue”, agradeceu.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos agentes de combate à dengue e enfatizou que a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, permanecerá reforçando a frente de trabalho do Departamento.

“O combate ao Aedes aegypti é constante, pois a proliferação do mosquito pode ser muito rápida. Por isso, manter as equipes do Departamento adequadamente equipadas e capacitadas é o nosso compromisso com eles e com toda a população”, reforçou.