.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Desenvolvimento Social - Quarta-feira, 20 de Julho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Tupã disponibiliza Cartão de Identificação do Autista

Requerimento para confecção é feito na secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.


Prefeitura de Tupã disponibiliza Cartão de Identificação do Autista

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) podem solicitar o Cartão de Identificação do Autista, documento sem custos, para facilitar a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. Em Tupã, o requerimento para confecção da “carteirinha” é feito na secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na rua Paiaquas, 609, das 11h às 16h.

 

A identificação tem por objetivo facilitar a vida da pessoa com o transtorno e fornecer prioridade em filas de bancos, mercados, farmácias e estabelecimentos comerciais em geral, além de garantir a meia-entrada em eventos culturais. Amparar o cidadão que possui Tea está previsto na Lei Municipal 4.892/2018 e Lei Federal 12.764/2012.

 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Tupã, Telma Tulin, para confecção do cartão é necessário levar um laudo médico, comprovante de endereço, foto 3x4 e documentos do portador e da família (RG, CPF ou certidão de nascimento).

 

Para Rubia Maldonado, portadora do transtorno e mãe de duas crianças que também possuem o Tea, ser autista e não possuir uma característica física que identifique essa condição, faz com que portadores necessitem mostrar documentos que comprovem o diagnóstico para ter o atendimento prioritário, direito de toda pessoa com autismo. Por isso, ter essa identificação é fundamental. 

 

"Muitas vezes algumas situações podem ser bem difíceis para os autistas e suas famílias, como estar no ambiente público cheio de informações sensoriais ou entender que precisa esperar para ser atendido. A qualquer instante pode haver uma desregulação e gerar uma crise que pode ser controlada ou não, naquele ambiente", disse Rubia.

 

Além dos benefícios, o cartão auxilia o Poder Público a ter um censo de identificação de quantos portadores residem no município. Dessa forma, políticas públicas podem ser desenvolvidas para auxiliar pessoas que possuem o autismo, um transtorno que não tem cura.

941 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.