Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Tupã, quinta-feira, 18 de agosto de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Quin
18/08
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/08
Chuvas Isoladas
Máx 18 °C
Min 12 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/08
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 10 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/08
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 12 °C
Índice UV
8.0

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Quarta-feira, 20 de Julho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Tupã disponibiliza Cartão de Identificação do Autista

Requerimento para confecção é feito na secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.


Prefeitura de Tupã disponibiliza Cartão de Identificação do Autista

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) podem solicitar o Cartão de Identificação do Autista, documento sem custos, para facilitar a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. Em Tupã, o requerimento para confecção da “carteirinha” é feito na secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na rua Paiaquas, 609, das 11h às 16h.

 

A identificação tem por objetivo facilitar a vida da pessoa com o transtorno e fornecer prioridade em filas de bancos, mercados, farmácias e estabelecimentos comerciais em geral, além de garantir a meia-entrada em eventos culturais. Amparar o cidadão que possui Tea está previsto na Lei Municipal 4.892/2018 e Lei Federal 12.764/2012.

 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Tupã, Telma Tulin, para confecção do cartão é necessário levar um laudo médico, comprovante de endereço, foto 3x4 e documentos do portador e da família (RG, CPF ou certidão de nascimento).

 

Para Rubia Maldonado, portadora do transtorno e mãe de duas crianças que também possuem o Tea, ser autista e não possuir uma característica física que identifique essa condição, faz com que portadores necessitem mostrar documentos que comprovem o diagnóstico para ter o atendimento prioritário, direito de toda pessoa com autismo. Por isso, ter essa identificação é fundamental. 

 

"Muitas vezes algumas situações podem ser bem difíceis para os autistas e suas famílias, como estar no ambiente público cheio de informações sensoriais ou entender que precisa esperar para ser atendido. A qualquer instante pode haver uma desregulação e gerar uma crise que pode ser controlada ou não, naquele ambiente", disse Rubia.

 

Além dos benefícios, o cartão auxilia o Poder Público a ter um censo de identificação de quantos portadores residem no município. Dessa forma, políticas públicas podem ser desenvolvidas para auxiliar pessoas que possuem o autismo, um transtorno que não tem cura.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/08/2022

Portal atualizado em: 18/08/2022 13:01:09

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.