Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 22 de Julho de 2022

Centro de Ensino Integral está com matrículas abertas

Estudantes da rede municipal podem aprender diferentes modalidades no contraturno

Centro de Ensino Integral está com matrículas abertas

O CEI (Centro de Ensino Integral) está com matrículas abertas para estudantes do Ensino Fundamental participarem de modalidades formativas no contraturno escolar.
A Prefeitura de Tupã oferece aos estudantes do 1º ao 5º ano, que estudam em escolas municipais fora do Programa de Ensino Integral (PEI), a oportunidade gratuita de desenvolver habilidades diversificadas e além do espaço tradicional das aulas.

A partir de segunda-feira (25), os pais ou responsáveis devem comparecer ao CEI (Avenida dos Universitários, 145), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h, ou das 13h às 15h. Sendo obrigatório apresentar cópia: da declaração escolar da criança; da certidão de nascimento; de um comprovante de residência; e caso seja uma matrícula na modalidade de natação, do atestado médico.É possível tirar dúvidas pelo WhatsApp (14) 99742-2701.

Neste segundo semestre, as modalidades disponíveis para participação são violão, canto/coral, ginástica acrobática, flauta, dança e natação. Conforme a coordenadora do CEI, Flávia Paiola de Oliveira, as vagas são limitadas e alguns cursos têm especificações etárias, para melhor aproveitamento das aulas. “Para modalidades como flauta e violão os alunos precisam estar alfabetizados, e para a natação o aluno precisa ter 6 anos completos e estar no 1º ano”.

O CEI recebeu em 2022 aproximadamente 900 estudantes das escolas de período integral e também alunos do ensino municipal regular.

Segundo o secretário de Educação, professor Valdir Berti, no CEI a criança entra em contato com atividades culturais, artísticas, esportivas, e tecnológicas, tanto na teoria quanto na prática. “Para desenvolvermos nossos alunos nas dimensões pedagógica e recreativa, os momentos são divididos em dois períodos, onde as modalidades sempre têm o direcionamento e a orientação de um profissional habilitado”.

Diariamente, três turmas da EMEIEF professor Tiago da Silva Leandro e quatro turmas da EMEIEF Governador Mário Covas participam de modalidades no CEI das 8h às 11h. Das 12h30 às 15h20, outras sete turmas cumprem a jornada escolar no local, pois passaram a manhã nas aulas tradicionais.

O diferencial do CEI em relação aos NUTI é a possibilidade de receber estudantes das demais escolas da rede, quando há vagas remanescentes.