Saúde - Sexta-feira, 29 de Julho de 2022

Unidade de Hidratação para casos de dengue encerra serviços nesta sexta

Atendimento noturno da UBS Vila Formosa é finalizado após queda de 73% na demanda

Unidade de Hidratação para casos de dengue encerra serviços nesta sexta

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde encerrará os atendimentos em horário estendido na Unidade de Hidratação, instalada na UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Avenida Tancredo Neves, s/n – Vila Formosa). O local volta a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O fim do expediente até as 22h resulta do controle ao Aedes aegypti alcançado numa parceria entre os Departamentos de Controle de Endemias, Vigilância em Saúde, Atenção Básica, e também com as demais Secretarias Municipais.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a unidade registra nova redução de 73% na demanda pelos serviços, seu fechamento também desonera a prefeitura financeiramente e tira a sobrecarga de trabalho da equipe.

“No primeiro mês de funcionamento tivemos um total de 4.618 atendimentos, desde consultas médicas, de enfermagem, coletas laboratoriais, notificações, até hidratação ou medicação de pessoas. Em junho, a quantidade caiu para 2.230, e em julho esse número chega a 583. Por isso, encerraremos o expediente específico para dengue nesta unidade, reduzindo os custos de manter o prédio aberto, assim como retornando à jornada normal de trabalho dos profissionais”.

No plantão desta quarta-feira (27), foram apenas três atendimentos médicos, cinco atendimentos de enfermagem e três pacientes receberam soro endovenoso.

A coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Mariana Parra, destaca ainda que a população encontra nas 16 unidades de saúde de Tupã profissionais preparados para prestar serviços de saúde para pessoas com suspeita da doença.

“Todo serviço de assistência médica e de enfermagem está à disposição em todas as unidades de saúde de referência. Para aqueles que necessitarem de hidratação endovenosa, ou tiverem alguma emergência, recomendamos procurar pela UPA, que funciona 24 horas”, afirma.

MAI/2022*

JUN/2022**