Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 29 de Julho de 2022

Atletismo de Tupã recebe novos uniformes

Entrega dos kits contou com a participação do ex-atleta olímpico e mundial, Jadel Gregório.

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da subsecretaria de Esportes, realizou nesta quinta-feira (28) a entrega dos novos uniformes do Projeto Atletismo Casa do Garoto. Os atletas receberam os kits e puderam bater um papo com um dos maiores nomes do atletismo no país, Jadel Gregório. Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, o ex-atleta deu uma palestra aos jovens.

Natural de Jandaia do Sul (PR), Jadel foi criado em Marília (SP), município que fica a 74,2 km de Tupã, e foi na cidade vizinha que deu seus primeiros passos no esporte. Hoje, aos 41 anos, o ex-atleta de salto triplo vive nos Estados Unidos e mantém projetos esportivos no país norte-americano e no Brasil.

Durante sua carreira, o brasileiro subiu ao pódio diversas vezes pelo mundo. Entre suas conquistas estão: prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003 (Santo Domingo); ouro no Pan de 2007 (Rio de Janeiro); e prata nos Mundiais de 2004 (Budapeste), 2006 (Moscou) e 2007 (Osaka). Jadel também é o recordista sul-americano no salto triplo, com a marca de 17,90 metros, conquistada no GP Brasil, em 2007.

"A história que a gente construiu dentro do atletismo mundial precisa ser passada para que outros também possam se inspirar e criarem as suas histórias. A gente se emociona também ao lembrar das dificuldades que passamos, e poder inspirar e mostrar que o esporte é inclusão, saúde e oportunidade para esses jovens talentos, não tem preço", disse Jadel.

Para o coordenador técnico da equipe de atletismo de Tupã, Luís Alves, esta quinta-feira marcou a história do atletismo do município. Além da presença do ex-atleta Jadel Gregório, os novos uniformes incentivam, ainda mais, os jovens talentos da equipe nas competições. Segundo ele, o município possui diversos atletas, de várias categorias, que figuram entre os melhores do país e do estado.

"A equipe com novos uniformes melhora a autoestima dos nossos atletas, não deixando que eles cheguem intimidados nas grandes competições. Eles podem chegar de cabeça erguida e competirem com muito mais confiança e ousadia, em termos esportivos. Então, isso é dignidade para o atleta. Quero agradecer ao prefeito Caio e todo seu secretariado por esse kit, que será fundamental à nossa equipe", disse Luís Alves.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu a vinda do medalhista mundial ao município de Tupã e afirmou que a presença de uma figura importante para o esporte serve de incentivo aos jovens atletas. Junto do chefe do Executivo, estavam o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti, e o subsecretário de Esportes, Matheus Mendes.

"Agradeço a vinda do Jadel aqui na nossa cidade, pois ele serve de inspiração para essas crianças. A gente conseguia perceber o brilho no olhar dos atletas e de todos os presentes, quando ele contava sua história, superação e seus feitos. É em exemplos como ele, que esses jovens precisam se inspirar para conseguirem também alcançar os seus sonhos", disse o prefeito.

A equipe de atletismo de Tupã é filiada à Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Além da Prefeitura Municipal, a equipe conta com o apoio da Casa do Garoto, IGLESIAS - Soluções Financeiras,  Service Monitoramento, Eder Lima, Revitalize, Camap, Eduardo Marandola e Prof. Vitor Batista.