Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Semana da Diversidade traz palestra sobre Ambulatório de Moléstias Infecciosas

Evento organizado pelo Coletivo Tibira de Tupã aborda temáticas sociais

Semana da Diversidade traz palestra sobre Ambulatório de Moléstias Infecciosas

Com o tema "Saúde e Diversidade", o Coletivo Tibira de Tupã realiza nesta quinta-feira (11), a partir das 19h30, três palestras formativas em parceria com o Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e a Faculdade de Direito da Alta Paulista/Faculdade da Alta Paulista (Fadap-Fap). O evento é aberto ao público e ocorre no auditório da faculdade.

As palestras fazem parte da “1ª Semana da Diversidade de Tupã: Construindo nossa memória”, promovida pelo coletivo. O objetivo da ação é orientar os cidadãos, em específico da comunidade LGBTQIA+, sobre aspectos sociais como: promoção de cultura, direito, políticas públicas, educação, história e ancestralidade, saúde mental e saúde pública.

A primeira palestra desta quinta (11) aborda o tema “Nome Social e Inclusão no SUS”, promovido pela enfermeira Érika Doretto. Na sequência, a educadora Mirian Dias dos Santos falará sobre a “Prevenção Combinada”. E para encerrar, a enfermeira Anaille Michelotti apresentará “A Importância do Ambulatório de Moléstias Infecciosas”.

De acordo com o presidente do Coletivo Tibira, Wesley Vasques, a parceria do grupo com o ambulatório municipal é antiga. "Temos um projeto conjunto com a Secretaria de Saúde chamado 'extramuro', que disponibiliza itens preventivos como: lubrificantes e preservativos - para além dos muros das unidades de saúde. O evento é importante para conscientizar e capacitar um atendimento mais humanizado para a população LGBT".

O Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas realiza diariamente testagens sorológica rápida para Hepatites B e C, HIV e Sífilis. No entanto, o número de pessoas a realizar o teste é baixo, por isso, palestras de conscientização tornam-se importantes, explica a enfermeira do ambulatório e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti.

“O ambulatório existe há bastante tempo, mas poucas pessoas se sentem a vontade de estar vindo realizar os testes e tirarem suas dúvidas. A gente sabe que esse assunto é bem dificultoso de ser abordado, uma vez que mexe com a intimidade. Então, divulgaremos a importância da realização dos exames e o trabalho do ambulatório, que acompanha o paciente desde a prevenção, diagnóstico, tratamento e até na assistência”.

A 1ª Semana da Diversidade de Tupã também possui cunho social e, durante o evento, realiza coleta voluntária de alimentos não perecíveis que serão destinados a pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social e entidades sociais.

Na sexta-feira (12) haverá palestras sobre “Saúde Mental”, em parceria com a Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema), no auditório da Fadap. E no sábado (13) acontece o encerramento do evento, no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire, às 14h.