Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Tupã recebe Circuito Sesc de Artes nesta sexta

Evento é realizado pelo Sesc com apoio do Sincomércio e da Prefeitura

Nesta sexta-feira (19), Tupã recebe o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc em parceria com a prefeitura e o Sincomércio. O evento, que conta com apresentações de música, circo, teatro, dança, literatura, artes visuais e tecnologias, acontece em 118 cidades do interior e litoral do estado.

A programação ocorre na Praça da Bandeira, das 16h às 21h. É tudo gratuito e aberto ao público, que pode prestigiar, por exemplo, o show de Ana Cañas cantando grandes sucessos de Belchior. A apresentação, que carrega emoção, celebração e visceralidade, é um mergulho que a artista faz na obra do cantor e compositor cearense.

Além da música, a praça recebe o Circo Teatro Palombar, de São Paulo, que traz um espetáculo baseado em desenhos animados, sem falas, acompanhando um batalhão de bombeiros-palhaços. O grupo ainda faz uma vivência de comicidade física para o público, ensinando quedas, tombos e tropeções, além de um cortejo antes da apresentação.

Também ocorre o teatro “A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?)”, da Cia. Variante, de São Paulo; a dança “Desbunde Geral”, do Coletivo Desvelo (SP); a oficina de Rotoscopia Analógica, com o Giroscópio Filmes (SP); e a vivência de literatura “Telhado de Histórias”, do Grupo Raconto (SP).

“O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc. Por exemplo, em Tupã, o Sesc Thermas de Presidente Prudente é quem coordena as ações artísticas juntamente com o Sincomércio e a Prefeitura Municipal. O objetivo é democratizar o acesso às artes, nas mais variadas linguagens, e estimular o uso dos espaços públicos para convívio, troca de experiências e aprendizados”, explica a gerente do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Fabíola Gaspar das Dores.

Depois de dois anos sem ocupar as praças presencialmente, devido à pandemia, o Circuito Sesc de Artes volta ao formato itinerante e chega a Tupã graças a parceria entre o Poder Público e o Sincomércio, como explica o presidente do sindicato, Milton Zamora.

“Esse é um evento que o Sesc realiza no Estado de São Paulo para cidades onde não há uma unidade do Sesc. E através do Sindicato Varejista, Tupã é contemplada com essa apresentação, que é totalmente gratuita e voltada para a população”.

O subsecretário de Cultura, Luís Carlos Sanches, agradeceu todos os envolvidos para que Tupã receba mais essa atração cultural e convidou a população para prestigiar o Circuito Sesc, que volta a Tupã com diversas atrações.

"É um circuito que proporciona o encontro e o contato com a arte e cultura. Em Tupã, teremos apresentações circenses, teatro, oficinas de animação, contação de histórias e show. Quero agradecer ao presidente do Sincomércio, Milton Zamora, a Câmara Municipal, em nome do presidente Eduardo Edamitsu, e o prefeito Caio Aoqui e vice Renan Pontelli. Esperamos que a população participe deste evento que é para todas as idades".