Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

Professores participam de capacitação para aulas de recuperação das aprendizagens

Formação de 80 horas será desenvolvida pelo sistema SESI

Os professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino estão participando de uma capacitação desenvolvida pelo sistema SESI, a fim de aprimorar o trabalho nas aulas de adequação curricular, que atendem alunos com aprendizagem defasada.

As classes de adequação curricular constituem formas de recuperação das aprendizagens ou de reforço do conteúdo apresentado em sala de aula, sendo oferecidas por todas as escolas municipais no período contrário às atividades regulares do estudante.

Conforme a diretora de departamento de Ensino Fundamental, Sirlene Teixeira Alves, esta capacitação direcionada atende uma demanda daqueles que atuam neste âmbito educacional. A formação híbrida e intensiva de 80 horas será realizada presencialmente até o fim de 2022, e finalizada em plataforma online.

“Ter a orientação de uma formadora designada pelo SESI traz um ganho muito grande, pois nos leva a pensar coisas que a gente ainda não pensou. Ainda mais nesse cenário pós-pandêmico, onde há crianças realmente com defasagem. Acreditamos que contribuirá muito com essa recuperação”, explica Sirlene.

O investimento na educação permitirá realizar diagnósticos do progresso na aprendizagem dos estudantes, que apresentam agora alguma dificuldade.

Além das reuniões pedagógicas para aperfeiçoamento, a fim de orientar ainda mais os professores, a formadora do SESI acompanhará o andamento das aulas nas escolas, que já utilizam o material didático deste mesmo sistema de ensino.

Segundo o secretário de Educação, professor Valdir Berti, os professores poderão se aprimorar das concepções trazidas pelo SESI, pois dialogam com a rotina de sala de aula. “É uma concepção construtivista sócio-interacionista, ou seja, é um material onde o aluno vai construindo o conhecimento e o professor atua como mediador. Dessa forma, nossos alunos conseguem superar este desafio proveniente da pandemia”.

A capacitação para professores atuando em classe de adequação curricular foi oferecida a todos os municípios do estado de São Paulo. O professor Valdir agradeceu ao prefeito Caio Aoqui e ao vice-prefeito Renan Pontelli pela adesão, possibilitando manter a formação continuada dos profissionais e aprimorar o ensino na Rede Municipal.