Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Atualização da caderneta de vacina mantém diversas doenças erradicadas
As vacinas protegem contra inúmeras doenças. No Brasil, a vacinação eliminou a poliomielite, a rubéola e o tétano neonatal, doenças que deixam sequelas irreversíveis. Por isso, a população precisa levar os filhos menores de 15 anos para atualizar a Caderneta de Vacinação e imunizar crianças com menos de 5 anos contra a paralisia infantil.
A Campanha Nacional de Multivacinação continua até 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, em todas as unidades de saúde do município; nos distritos, o atendimento se encerra às 16h. Para participar é necessário apresentar o CPF, RG e a caderneta de vacina.
A chefe de setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, destaca que o município atingiu apenas 20,30% da cobertura vacinal esperada para o público alvo de 1 a 4 anos completos. “Nossa estimativa é imunizar 2.773 pessoas, mas só aplicamos 563 doses até o momento. Se tivermos uma baixa cobertura vacinal, algumas doenças erradicadas podem voltar”.
No caso das crianças e adolescentes até 15 anos, a ação visa identificar se o indivíduo recebeu 18 diferentes tipos de vacina obrigatórias no calendário vacinal, como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras.
Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o município segue o PNI (Plano Nacional de Imunizações), que determina quais imunizantes as crianças e os adolescentes precisam. “Atualizar a caderneta de vacinação é a essencial para manter o Brasil livre de uma série de doenças. Por meio deste calendário é possível acompanhar quais doses já foram aplicadas e aquelas que ainda faltam, de acordo com a faixa etária”.
Confira a lista completa de vacinas disponíveis:
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.