Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022

Campeão do Amador 2022 será definido neste domingo

Vencedor levará premiação de R$3.000,00

Campeão do Amador 2022 será definido neste domingo

Agora é tudo ou nada! Clube Atlético Tupã (Cat) e Cohab 3 (C3) se enfrentam pela primeira vez na final do Campeonato de Futebol Amador, neste domingo (28), às 9h, no Estádio Municipal Alonso Carvalho Braga. Além do título, está em jogo a premiação de R$3.000,00 destinado ao campeão.

Em todos os eventos relacionados ao esporte em Tupã, principalmente no futebol, há a tradição de se homenagear algumas personalidades da cidade. Neste ano, o Grupo A do campeonato teve o nome do ex-atleta Edvaldo Marques (Diogo) e o Grupo B do ex-árbitro Lourival Elias da Silva (Val). Ambos receberão uma homenagem no intervalo da partida.

"O Val por muitos anos foi árbitro da extinta Liga Tupã de Futebol e, recentemente, era dirigente do Manchester, último campeão do Amador. O Diogo foi um exímio atleta, por pouco não foi profissional. Fez sua carreira amadora jogando pelo Cat, que coincidentemente será um dos finalistas do campeonato deste ano", contou o subsecretário de Esportes, Matheus Mendes.

A equipe da Zona Sul encerrou a fase de grupos na liderança do Grupo A com 14 pontos. Foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota na primeira fase da competição. Nas quartas de final, venceu o time de Parnaso por 2 a 0 e se garantiu na semi. A vaga na final veio então de forma emocionante: depois do 0 a 0 com o Ibirapuera, venceu as penalidades por 5 a 4.

O time da torcida Máfia Azul ficou com o segundo lugar do Grupo B e conquistou 17 pontos, sendo cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Nas quartas de final, passou pelos campeões da última edição, o Manchester, ao vencer o duelo por 3 a 0. O placar se repetiu na semi, quando a equipe derrotou o Sumaré e acabou com a invencibilidade do clube nesta edição do campeonato, garantindo-se na decisão.

Premiação

Além da premiação de R$3.000,00 para o vencedor do campeonato, os demais clubes também recebem uma quantia em dinheiro. O vice-campeão embolsa R$2.000,00 Isso porque, de acordo com a subsecretaria de Esportes, esse será o valor em premiação para o quarto colocado do campeonato. O terceiro ficará com R$1.000,00. O vice-campeão embolsa R$2.000,00, enquanto o campeão do Amador 2022 recebe o valor de R$3.000,00.

As equipes que ficaram do quinto ao décimo lugar irão receber R$500,00 cada. O valor é o mesmo para o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição.

Veja os valores:

Campeão - R$3.000,00