.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Segunda-feira, 12 de Setembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura lança programa de inclusão socioeconômica

Projeto Vida Nova terá foco em pessoas de baixa renda


Prefeitura lança programa de inclusão socioeconômica

A Prefeitura de Tupã, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior e do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, apresentou na sexta-feira (9) o Plano de Inclusão Produtiva do município. Com o nome Projeto Vida Nova, o programa terá como foco a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da metodologia das Três Fases: desenvolvimento humano, capacitação profissionalizante e geração de emprego e renda.

 

Desenvolvida pelo Banco da Providência, a metodologia das Três Fases é um programa de inclusão social incorporado pelo Sebrae e será implementado no município. A população jovem e adulta será o público-alvo do projeto, que visa oferecer novas oportunidades de geração de renda. Em Tupã, o foco será explorar as potencialidades da cidade, como o desenvolvimento do comércio, turismo e da agricultura.

 

"A secretaria de Desenvolvimento Econômico junto ao Sebrae está trabalhando quatro consultorias e uma delas é o Plano de Inclusão Produtiva. Através da secretaria, começamos a trabalhar com o Desenvolvimento Social para implantar esse projeto na cidade. Queremos oferecer às pessoas menos favorecidas, que estão em situação de pobreza, a opção de se qualificar, trabalhar e melhorar a sua economia", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara. 

 

As primeiras reuniões sobre a implementação do programa começaram em maio. Desde então, a prefeitura estuda os objetivos e as metas que precisam ser alcançadas. De acordo com a consultora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), Renata Golmia, o plano de ação é trabalhar com as pessoas que estão na base da pirâmide social. Ou seja, que vivem em situação de pobreza, extrema pobreza e baixa renda, para elevar o nível de vida delas e, consequentemente, melhorar o desenvolvimento do município. 

 

"Isso é muito importante para Tupã e qualquer outro município que adote esse programa. O Sebrae é expert em empreendedorismo e percebeu nessa metodologia um 'pulo do gato', que é trabalhar o desenvolvimento humano, para que as pessoas que estão privadas de uma vida estável sejam motivadas e fortalecidas para seguir em frente", disse a consultora. 

 

Ainda segundo Renata Golmia, é necessária que a inclusão produtiva seja realizada com o intuito de trabalhar o desenvolvimento humano, estimular a autoestima e autoconfiança. Dessa maneira, essas pessoas estarão prontas para fazerem cursos capacitação técnica, aprenderem uma profissão e depois serem inseridas no mercado de trabalho. 

 

O nome Projeto Vida Nova vai ao encontro com o que o programa busca: oferecer vida nova às famílias em situação de vulnerabilidade. E para isso, é necessário que os 'excluídos' sejam incluídos na questão produtiva, conforme explica a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dra.Telma Tulim. 

 

"Esse plano prevê o desenvolvimento pessoal daqueles que estão desanimados, desmotivados e acham que não tem capacidade. Precisamos trabalhar isso para depois mostrar que eles podem empreender. O Sebrae apresenta essas consultorias à todas as cidades, mas aceita quem quer, e Tupã quis. Através do prefeito Caio Aoqui e do vice Renan Pontelli, que nos dão esse apoio, essa determinação e incentivo para que a gente possa analisar, pensar e colocar em prática planos de ação que vão incluir a todos."

617 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.