.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã fará “Dia D das Gerações” contra a poliomielite e para atualização da caderneta

Público-alvo são as crianças até 5 anos e adolescentes até os 14 anos completos


Tupã fará “Dia D das Gerações” contra a poliomielite e para atualização da caderneta

Toda comunidade de Tupã está convidada a participar do “Dia D de Vacinação das Gerações”. No sábado, 24 de setembro, a Secretaria de Saúde abrirá três unidades de saúde para atualização das cadernetas de vacinação e ampliação da cobertura imunológica de pessoas de todas as idades.

 

Neste Dia D, a UBS Dr. Francisco Spadaro Junior (Rua Tupinambás, 10 A - Vila Abarca), a UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Avenida Tancredo Neves, s/n - Vila Formosa), e a UBS Dr. Walter Pimentel (Centro de Saúde I – Avenida Tapuias, 530) atenderão das 13h às 17h.

 

Conforme a chefe de setor Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, a população precisa entender a importância de manter a vacinação em dia. “Precisamos alcançar a marca de 95% de nossas crianças menores de 5 anos vacinadas. Enquanto uma única criança estiver infectada, crianças no Brasil e em todos os países correm o risco de contrair poliomielite, doença considerada erradicada 30 anos atrás”.

 

Apenas 60% do público infantil até 5 anos recebeu a dose contra a pólio. A recomendação é aplicar três doses no primeiro ano de vida, e mais dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Aqueles que estiverem com dose atrasada também podem participar da campanha.

 

Para os adolescentes com no máximo 14 anos completos, 18 vacinas estão disponíveis. O objetivo é identificar quais imunizantes estão em falta e proteger os jovens contra o sarampo, rubéola, caxumba, por exemplo.

 

A diretora de Departamento de Atenção Básica, Joselaine Pio Rocha, ressalta que o esquema de vacinação incompleto pode eliminar algumas doenças do país. “Se não houver adesão máxima, algumas das doenças podem novamente impactar a vida dos cidadãos. No Brasil, foi a vacinação que erradicou a poliomielite, que voltou a ser uma ameaça em 28 países por causa da baixa cobertura vacinal”.

 

A checagem da caderneta de vacinação também poderá ser feita para os adultos. Os maiores de 12 anos podem receber a 3ª dose ou dose de reforço contra a covid-19. Já os adultos portadores de imunossupressão, e todos os maiores de 40 anos podem receber a 4ª dose ou segundo reforço.

 

“Reúna sua família! Leve o documento de identidade, a caderneta de vacinação, o comprovante de vacina contra a covid-19 e proteja aqueles que você mais ama. Se cada um fizer a sua parte, toda sociedade estará mais segura e livre de doenças que causam sequelas, e podem até mesmo levar ao óbito”, finalizou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

673 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.