Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022

Prefeitura oficializa entrega da obra de macrodrenagem do Córrego Afonso XIII

Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, esteve em Tupã para o evento

Prefeitura oficializa entrega da obra de macrodrenagem do Córrego Afonso XIII

Para reduzir os riscos de enxurradas e alagamentos, a Prefeitura de Tupã, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou nesta terça-feira (13) a obra de macrodrenagem da bacia do Córrego Afonso XIII. A melhoria teve um investimento total de mais de R$ 26 milhões, viabilizados com recursos do Governo Federal e financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Cerca de 27 bairros serão beneficiados com a nova macrodrenagem, o que contribui para reduzir os riscos de alagamento na casa de 9,5 mil famílias tupãenses. A obra permaneceu parada por aproximadamente 10 anos e foi retomada em 2019, durante a gestão do atual prefeito, Caio Aoqui.

"Essa é uma das principais obras da história da cidade, pois mudou a situação da drenagem urbana de Tupã e a realidade de muitas famílias. Não temos mais o alagamento do pontilhão da rua Lélio Piza, da baixada da avenida Aimorés com a Miguel Gantus, assim como na baixada da rua Caingangs. Terminamos a obra com sobra de recursos, sem nenhum aditivo, e ainda utilizamos os R$700 mil que sobraram para poder reinvestir em melhorias", afirmou o prefeito.

Para Leandro César Pinheiro, gerente de um posto de combustível próximo ao córrego, as obras já mostraram resultados positivos. "Quando começava a chover, eu já chegava em casa e ficava preocupado, pois sabia que o problema ia ser grande. Alagava tudo aqui. Era um transtorno e a gente perdia clientes, porque eles não queriam vir em um local que estava alagado. Depois que fizeram essa reforma, nunca mais alagou".

O projeto de saneamento abrange a canalização do córrego, a estabilização de taludes, a recuperação da mata ciliar, a ampliação de sistema de drenagem urbana — com a execução de galerias — e a construção de um reservatório de detenção. Para o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, presente na entrega da obra, a nova macrodrenagem vai ajudar a prevenir desastres e tragédias.

"Muitas vezes as pessoas não dão importância para uma obra como essa, mas ela não apenas contribui para o desenvolvimento urbano da cidade, como também impede que as pessoas tenham água entrando em suas casas nos dias de chuva. Ela reduz a poluição do ambiente, a veiculação de doenças e o custo de manutenção de vias. Temos que dar parabéns ao município de Tupã, por ter resgatado um projeto de 10 atrás e conseguido, finalmente, concluir", disse o ministro.