.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Escola realiza atividade que simula campanha eleitoral e uso da urna eletrônica

EMEF João Geraldo Iori reproduziu processo de votação tendo alunos como candidatos e eleitores


Escola realiza atividade que simula campanha eleitoral e uso da urna eletrônica

Cerca de 270 alunos da EMEF João Geraldo Iori simularam o processo das “Eleições” em atividade proposta pela oficina de Linguagens e Tecnologias em parceria com a oficina de Informática Educativa. Nesta sexta-feira (30), os candidatos eleitos pelos colegas ganharam uma faixa, a fim de vivenciar também a solenidade de posse empregada no sistema eleitoral brasileiro.

 

As turmas do 2º ano lançaram candidaturas à presidência; as do 3º ano, a governador; e as do 4º e 5º ano, a senador, deputado federal e deputado estadual. Todas as turmas escolheram seus cinco candidatos, e puderam utilizar um modelo de “cola” disponibilizado pelo cartório eleitoral. 

 

Conforme a professora de Linguagem e Tecnologias, Nadya Betti, os estudantes montaram os partidos, decidiram as cores, os números, slogans de campanha, confeccionaram “santinhos” e articularam as propostas para o mandato. 

 

“Quando se monta um projeto desse tamanho, muito parecido com o modelo das eleições seguido pelo Brasil, a gente tenta conscientizar nossas crianças, e fazer com que elas levem para casa a importância da democracia e do voto”. 

 

A pedagoga ressaltou ainda que a interdisciplinaridade promoveu o respeito entre crianças de diferentes idades, além de explorar a oralidade e a habilidade de ouvir e argumentar diante de opiniões diferentes.

 

Segundo o professor de Informática Educativa, André Luis Boyago, a urna eletrônica foi reproduzida com base no simulador on-line de votação para eleições gerais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

 

“Os alunos ajudaram no desenvolvimento do layout da urna eletrônica, os candidatos tiraram a foto que aparece na tela, tendo a opção de corrigir, anular, votar em branco, e com o som característico da urna ao final do processo. A simulação ficou o mais próximo possível da realidade”, disse. 

 

Os dados foram computados instantaneamente no dia do pleito, em 22 de setembro. Eles usaram título de eleitor, houve mesários, e a coleta da assinatura no caderno de votação. Graças a apuração digital, o resultado saiu no dia seguinte em um relatório gerado pelo sistema. 

 

Os cinco estudantes vencedores foram: Rafael Alves de Almeida, como presidente; Hentoni Roberto da Silva Oliveira, Governador; Marcos Vinicius de Souza Tenório, senador; Rafaella Eloise Gonzaga Teixeira da Silva, deputada federal; e Evelyn Gabrielle Clemente dos Santos, deputada estadual.

 

Conforme a professora de Linguagens e Tecnologias, Elza Tekla, os alunos receberam orientações a fim de elaborarem em grupo propostas e soluções para situações vivenciadas cotidianamente, em temas como meio ambiente, saúde, educação, lazer, e entretenimento, por exemplo. 

 

“Os projetos foram maravilhosos, eles pensavam coisas tão simples, mas que todo mundo se sentiria bem com aquilo. O que predominou foi a mentalidade coletiva, em vez da individual. Eles vão levar isso para vida toda, porque aprenderam se divertindo, e não há nada melhor do que isso”.

798 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.