Saúde - Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022

Abertura da Campanha Outubro Rosa acontece nesta quarta-feira

Saúde preparou ações voltadas à saúde feminina nas Unidades de Saúde

Abertura da Campanha Outubro Rosa acontece nesta quarta-feira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quarta-feira (05) a cerimônia de abertura da Campanha Outubro Rosa “Apaixone-se” 2022, que ressalta a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo do útero e do cuidado integral com a saúde da mulher.

O evento, que será realizado no salão de festas Shalon, localizado na rua Caingangs – 3ª chácara, terá início a partir das 15h30 e contará com a presença de autoridades e das mulheres representantes da Campanha deste ano.

“O Outubro Rosa é uma Campanha de extrema importância, pois leva a mensagem de que o cuidado com a saúde feminina pode prevenir inúmeras doenças ou até mesmo diagnosticar precocemente algum problema e solucioná-lo de forma rápida. Aqui em Tupã temos o orgulho de manter uma rede acolhedora e que oferece serviços para todas as mulheres diagnosticadas com a enfermidade”, disse o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Além da abertura da Campanha, a Secretaria de Saúde preparou ações voltadas à saúde feminina durante o mês de outubro que englobará todas as Unidades de Saúde do município e dos distritos com atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos.

“Na programação, as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família terão um cronograma com horários de atendimento estendidos. Essa medida busca atingir principalmente as mulheres com dificuldades de ir até às Unidades durante o período normal de funcionamento, justamente porque trabalham e não possuem tempo para receber os atendimentos específicos e necessários”, revelou a diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer.

Ela ainda acrescentou que as mulheres devem entrar em contato com a Unidade na qual pertencem para saberem os horários de atendimento estendido e façam parte desta Campanha.

“Para que os atendimentos individuais sejam feitos da melhor forma possível e com conforto para as mulheres, pedimos para entrarem em contato com a Unidade de Saúde que atende a região em que cada uma mora, seja essa Unidade uma UBS ou USF. Ressalto que, além dos horários especiais, as Unidades intensificarão os atendimentos em horários normais de funcionamento, onde as mulheres com a possibilidade de ir até uma Unidade nos horários corriqueiros de abertura também serão atendidas”, reforçou a diretora.

Segundo o vice-prefeito Renan Pontelli, um dos objetivos principais da Campanha é proporcionar a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer. “Queremos que todas tenham consciência sobre a importância dos exames preventivos, pois muitas doenças não dão indícios em fases iniciais. Portanto, se prevenir é a melhor solução para descobrir e tratar qualquer doença”, disse.

Já o prefeito Caio Aoqui convidou a população para prestigiar a cerimônia de abertura da Campanha. “É com muita alegria que convidamos todos para que este ano façam parte dessa abertura do Outubro Rosa. Lembrando que além da importância da mensagem da Campanha em âmbito nacional, aqui em nosso município temos uma linda rede de mobilização que visa levantar a autoestima das mulheres diagnosticadas com a doença e dar todo o conforto para que juntas possam lutar contra o câncer”, convidou.