.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Economia e Finanças - Sexta-feira, 07 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Economia de Tupã melhora e aumenta repasse do ICMS para 2023

Cidade teve um aumento de 2,27% no Índice de Participação dos Municípios


Economia de Tupã melhora e aumenta repasse do ICMS para 2023

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo publicou o Índice de Participação dos Municípios do ano base de 2021, indicativo que serve de parâmetro para o repasse da cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que será destinado às cidades paulistas no próximo ano. Segundo o relatório, a economia de Tupã cresceu e o índice subiu em 2,27%.

 

O imposto gerado por todos os municípios do estado de São Paulo forma um “bolo” que é arrecadado pela esfera estadual e dividido entre os 645 municípios paulistas. De acordo com o diretor do Departamento de Arrecadação, Atendimento e Fiscalização, Gerson Pereira Richard, o aumento no índice, consequentemente, aumenta o repasse mensal e anual a Tupã da verba do ICMS. 

 

"Cada município tem uma 'fatia' desse 'bolo', e o índice define o tamanho da 'fatia' de cada cidade. Isso significa que a economia de Tupã cresceu, e que com apoio dos contribuintes que trouxeram os talões de nota, os repasses de arrecadação no ano que vem aumentarão", informou o diretor.

 

O relatório de 2020 apontava Tupã com o índice de 0,10664501, enquanto no último foi registrado o valor de 0,10906491. O acréscimo ocorreu em virtude do aumento no Valor Adicionado (VA)- valor de saídas menos entradas de mercadorias, mais as prestações de serviços do ICMS - declarados no município em 2021. Tupã passou de um VA de 1.179.886.159 no ano retrasado para 1.372.447.459 no passado, um aumento de 16,32%.

 

De acordo com o secretário de Economia e Finanças, Wilson Quiles Junior, “Quilão”, a pontualidade no repasse do ICMS, que chega ao município todas às terças-feiras, garante o custeio de grande parte das contas administrativas, como saúde, manutenção da frota, ações sociais, folha de pagamento e outras despesas correntes não previstas no orçamento municipal. Por isso, segundo Quilão, o aumento nessa receita pública é muito importante para a administração.

 

O prefeito Caio Aoqui enfatizou que o resultado positivo se deve ao trabalho dos agentes fiscais, que monitoram as empresas tupãenses; da grande colaboração dos escritórios de contabilidade do município; e do apoio dos contribuintes que levam os talões de nota.

1187 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.