Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022

Prefeito assina Termo de Colaboração com a Casa dos Velhos

Entidade irá acolher 25 idosos que estavam sob cuidados da prefeitura

A Prefeitura de Tupã firmou uma parceria com a Instituição Casa dos Velhos para que a entidade possa receber 25 idosos, que estavam sob cuidados da prefeitura em uma casa de acolhimento. Nesta segunda-feira (10), o prefeito Caio Aoqui assinou o Termo de Colaboração, que possibilita que a entidade receba a subvenção de R$50 mil mensais para auxiliar nas novas despesas.

Os idosos foram acolhidos pela prefeitura após a necessidade de evacuação da Casa Emanuel - Assistência Social e Cultural da Assembleia de Deus, devido ao surto de Covid-19 na entidade, em julho de 2020, conforme explica Caio Aoqui.

"Tivemos na pandemia uma situação muito difícil na Casa Emanuel, onde tivemos que evacuar o antigo prédio, levar (os idosos) para o Dom Bosco e depois assumimos aqueles remanescentes. A prefeitura tem cuidado deles, contratou uma empresa para ter os cuidados técnicos e necessários, fez o aluguel de uma casa ampla para poder acolhê-los, e aí sabíamos que teria uma grande possibilidade dessa parceria junto à Casa dos Velhos".

A instituição cuida de aproximadamente de 50 idosos e, para ajudá-la a arcar com os novos custos, a prefeitura vai subvencionar com R$50 mil mensais. De acordo com o presidente da Casa dos Velhos, José Pasquim Filho, o auxílio irá contribuir para que a entidade consiga realizar a contratação de novos funcionários, além de colaborar para arcar com o aumento das despesas.

"Vai nos complementar (a subvenção), pois teremos que contratar mais funcionários para que consigamos atender a todos e, com certeza, esse valor vai nos ajudar muito para que possamos continuar nosso trabalho. Aguardamos o tempo necessário por conta da pandemia e, hoje, temos condições de acolhê-los. Contamos sempre com ajuda para que sigamos nosso trabalho".

Há meses a prefeitura e a Casa dos Velhos conversavam sobre essa possibilidade, já que na época do surto de Covid-19 no prédio da Casa Emanuel, a entidade não tinha condições de acolher os idosos. Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, a parceria é positiva para todos, especialmente, para os idosos.

"É um local mais amplo, com uma equipe também preparada, especializada, que há mais de 50 anos presta serviços na cidade. Então, estamos felizes de levar nossos idosos para um local melhor, onde terão espaço, uma convivência sadia e serão bem cuidados como sempre".