Saúde - Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022

Atenção Primária de Tupã recebe capacitação para uso de prontuário eletrônico

Saúde implanta sistema digital para melhora nos serviços junto ao Ministério da Saúde

Atenção Primária de Tupã recebe capacitação para uso de prontuário eletrônico

Cerca de 150 funcionários da Atenção Primária à Saúde estão participando de um treinamento para implantação do sistema e-SUS e uso do prontuário eletrônico do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS, do Ministério da Saúde.

Esta capacitação oferecida às equipes pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma empresa terceirizada, permite que o município cumpra as metas estabelecidas pelo governo federal para lançamento qualificado dos dados e geração de relatórios das consultas em todas as unidades de saúde.

Conforme a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Mariana Parra, isto resulta numa maior qualidade nos atendimentos e um aumento futuro nos subsídios da saúde pública, por meio do programa Previne Brasil, modelo de financiamento para a Atenção Primária à Saúde.

“O técnico da empresa contratada faz a preparação de nossos profissionais de forma prática. Ele ainda dará assistência para o preenchimento e envio desses prontuários eletrônicos desenvolvidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde para implantação no SUS. A gente consegue verificar se está tudo adequado, onde podemos melhorar em nossa gestão e asseguramos mais repasses de recursos como forma de incentivo às equipes”, explica.

Para o treinamento, os profissionais do setor administrativo, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e dentistas das UBS e USF, responsáveis por alimentar e qualificar os dados dos atendimentos, foram divididos em escalas. A capacitação começou quinta-feira (6) e segue até 13 de outubro no período da manhã e da tarde, na sala de informática da Emeief Governador Mário Covas.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, destaca o empenho do setor para informatização dos serviços. “A adoção do sistema digital vai muito além do computador nas recepções, pois ocorre em todas as salas para atendimentos individuais, de enfermagem, de consulta médica ou odontológico, e também nas salas de vacina".

Das 13 USF, 10 já estão com computadores em impressoras. E novos equipamentos vão chegar para as 3 unidades restantes, assim como para as 3 UBS. Vale lembrar que, atualmente, todos os agentes comunitários de saúde de Tupã atuam com tablets.