Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022

Teatro sobre meio ambiente conscientiza alunos da Rede Municipal

Crianças da EMEF João Geraldo Iori assistiram espetáculo da V Mostra Fênix

Teatro sobre meio ambiente conscientiza alunos da Rede Municipal

A manhã desta quarta-feira (19) foi de diversão e aprendizado para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Geraldo Iori. As crianças tiveram a oportunidade de assistirem no anfiteatro "Cley Alexandre da Silveira" a peça da Cia. Metrópole de Teatro, "Se eu pudesse mudar o mundo III (na trilha das águas)", que abordou como tema o meio ambiente e trabalhou a representatividade com as crianças.

O espetáculo faz parte da programação da V Mostra Fênix de Linguagens Cênicas, organizada pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura e o Grupo Fênix de Teatro, em parceria com a Prefeitura de Tupã. A mostra trouxe grupos e companhias de teatro da capital paulista e de mais seis municípios do Estado. As apresentações tiveram início na última segunda-feira (17) e seguem até quinta (20).

Para a vice-diretora da EMEF João Geraldo Iori, Rosimeire Dias Ramiro Pereira, a peça apresentada às crianças colaborou com os ensinamentos das oficinas de meio ambiente e teatro, desenvolvidas na instituição. A escola foi a primeira do município a trabalhar o ensino integral com os alunos, com modalidades formativas no contraturno escolar para que as crianças tenham a oportunidade gratuita de desenvolver habilidades diversificadas, além do espaço tradicional das aulas.

"O teatro é uma das linguagens que ensinamos aqui na escola, para o desenvolvimento integral do ser humano, e essa peça de hoje também veio colaborar com a oficina de meio ambiente. Trabalhamos nossos alunos de 2º ao 5º ano esse tema e temos nossa escola bem organizada, limpa, e as crianças contribuem com isso", disse Rosimeire Pereira.

A Cia. Metrópole de Teatro, em parceria com o Grupo Komedi, trabalha Leis de Incentivo à Cultura pelo Brasil. A ideia é levar arte e cultura às comunidades mais carentes e lugares mais afastados, onde não há um fluxo grande de circuito cultural, como o eixo Rio-São Paulo. De acordo com o integrante do grupo, Marcio Delucca, todas as peças são gratuitas e os trabalhos da companhia só são possíveis graças a projetos de incentivo.

A peça "Se eu pudesse mudar o mundo III", que o grupo trouxe a Tupã, aborda a temática de cuidados com o meio ambiente, mas também tem uma responsabilidade social no sentido de representatividade, como explica Delucca.

"O personagem que faz o indígena, ele realmente é indígena e é do Pará, assim como quando a gente resolveu colocar um intérprete de libras no palco, foi para trazer essa representatividade, para que todos entendam que o teatro abre portas, é um fio condutor de conhecimento, de senso crítico e de melhoria da sociedade como um todo".

Para quem deseja assistir a peça, a companhia se apresenta novamente nesta quarta (19), às 14h30, no anfiteatro "Cley Alexandre da Silveira". No mesmo horário, o Grupo Teatral Porão traz o espetáculo "Um conto d'água" para o Teatro Municipal "José Antônio Parra Gomes". Às 20h, no mesmo local, a Cia Entre Palcos se apresenta com "Flashes, recortes e retalhos".

Na quinta-feira (20), última dia da Mostra, todos os espetáculos serão no Teatro Municipal. A Cia Bambolina apresenta a peça "Mundo em extinção", às 14h30, e a mostra "Trivia", às 20h. Logo na sequência, acontece o encerramento da V Mostra Fênix de Linguagens Cênicas com a entrega de premiações.