.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 25 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã recebe avaliação positiva do PQA no fim da Mostra Ademar Guerra

Evento trouxe cerca de 160 artistas de outros municípios e teve recorde de público


O fim de semana foi repleto de arte e cultura, com os espetáculos gratuitos da Mostra de Teatro Ademar Guerra, que encerrou na tarde de domingo (23) sua passagem por Tupã superando as expectativas de público dos organizadores.

 

Conforme a coordenadora do Programa de Qualificação em Artes (PQA), Kelly Cristina da Silva Chagas, na noite de sexta-feira (21), abertura da Mostra, a peça O Arraial do Pafúncio, do Grupo Fênix de Teatro de Tupã, esgotou as cadeiras do teatro. No sábado (21), o Espetáculo Primitiva, da Pagu Cia de Teatro de Presidente Prudente, encenando no Solar Luiz de Souza Leão, teve fila dobrando o quarteirão, mostrando atrair pessoas externas aos grupos participantes do Programa de Qualificação em Artes. 

 

“A Mostra foi potente. O teatro do interior é muito potente, e a gente tem que valorizar esses profissionais do interior do Estado. Tupã nos surpreendeu, pois tivemos um crescente de público no decorrer da programação, e para nós isso é muito importante porque demonstra a formação de plateia”, a coordenadora afirmou ainda o contentamento dos curadores, e o interesse do PQA em transformar Tupã numa “capital do teatro”. 

 

Além disso, já foi possível avaliar o potencial artístico do município e o interesse da população em conhecer o Teatro Municipal para prestigiar espetáculos cênicos. 

 

O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, agradeceu o suporte do Prefeito Caio Aoqui, do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura para a organização, e da Casa do Garoto, que alojou os 160 atores vindos de outros municípios para a Mostra. “O pessoal da Secretaria de Estado aprovou nossa estrutura, nossos espaços, e também se prontificou para no futuro termos aqui mais grupos nesse intercâmbio cultural, que marcou a inauguração do nosso Teatro Municipal”. 

 

Vale destacar, que os dez grupos que integraram o encontro formativo entre artistas terão uma devolutiva sobre as práticas teatrais, a fim de refletirem sobre processos criativos. Entre os selecionados para a edição deste ano, estão duas companhias locais: Grupo Fênix e Grupo Ágape. 

 

O evento realizado pelo Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Poiesis: Gestão Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, oferece formação para produção de obras e instrumentalização da arte no interior, litoral paulista e grande São Paulo. 

649 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.