Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 26 de Outubro de 2022

Torneio de basquete feminino reúne sete cidades do interior paulista

Competição amistosa serviu como intercâmbio entre atletas e treinadores

Tupã sediou no sábado (22) o Festival Unimed de Basquete Feminino da Liga Regional de Basquete do Centro-Oeste Paulista (LBC) com jogos nas categorias sub-10, 12, 13,15 e 17. Além dos anfitriões, outros seis municípios participaram do torneio. As partidas foram realizadas no Ginásio Municipal Elias Kenaifes e no Ginásio do Tênis Clube.

Cerca de 255 pessoas entre atletas e treinadores de Tupã, Adamantina, Lençóis Paulista, Marília, Presidente Prudente, Paraguaçu Paulista e São Manuel participaram da competição amistosa. Presente no torneio, o diretor técnico da Federação Paulista de Basquete, André Luis de Almeida, afirmou que o principal foco dos torneios é usar o esporte como um material social, e destacou a força do município tupãense no basquete.

"É muito importante o que Tupã vem fazendo na parte esportiva. Com essas parcerias que temos com as cidades, conseguimos movimentar o basquete. Tupã hoje é referência nacional no basquetebol feminino e esses jogos servem como 'celeiro', porque sempre conseguimos garimpar alguma pérola", avaliou o diretor.

Para o subsecretário de Esportes, Matheus Mendes, competições do nível do Festival Unimed de Basquete Feminino servem de aprendizado para as jovens atletas, que possuem a oportunidade de trocar experiências com jogadoras de outros municípios.

"É uma experiência única. Poder sair do seu domicilio, montar no 'busão' e viajar, é uma adrenalina, pois você conhece gente nova e ginásio novo. Por isso, esse intercâmbio é importantíssimo para a formação do atleta", disse o subsecretário.

Mais do que formar atletas, o esporte tem como um de seus principais objetivos a formação de bons cidadãos. De acordo com o vereador Alexandre Scombatti, Tupã é referência no basquetebol e oferece oportunidades para que os jovens consigam aprender com o esporte e participem de grandes competições, o que contribui no aprendizado de suas carreiras e vida pessoal.

"É uma forma de interação e confraternização entre as cidades, tendo em vista que o basquete vem crescendo muito na região da Alta Paulista, com Tupã sendo uma das referências na formação de atletas. Nosso foco é sempre formar cidadãos de bens, objetivando um futuro, mesmo que não seja no esporte", afirmou o parlamentar.