Saúde - Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022

Agentes de Saúde recebem tablets para informatização de dados

Informações coletadas pelos profissionais alimentarão sistema e-SUS

Agentes de Saúde recebem tablets para informatização de dados

A Prefeitura de Tupã concluiu nesta terça-feira (25) a entrega de tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A nova ferramenta de trabalho permite que os profissionais informatizem os dados da comunidade e alimentem o sistema e-SUS de maneira instantânea.

O e-SUS viabiliza o lançamento qualificado dos dados e geração de relatórios das consultas em todas as unidades de saúde, conforme estabelece as metas impostas pelo Governo Federal. Além do novo sistema, a secretaria municipal de Saúde também implementou o uso do prontuário eletrônico do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS.

O uso do tablet facilitará o trabalho dos agentes de saúde, como é o caso de Edilaine Ferreira, que não precisará mais preencher de forma manual os dados dos pacientes. "Às vezes saímos para trabalhar em dias de muito sol ou chuva, e aí tem que levar caderno, papel e caneta para fazer as anotações. Agora, com o tablet, fica mais fácil e rápido mandarmos as informações para que sejam tomadas as medidas necessárias a cada paciente", disse Edilaine Ferreira.

A nova ferramenta agiliza o envio de informações e permite que médicos, enfermeiros e até o Ministério da Saúde tenham acesso aos relatórios dos pacientes de forma mais prática e simples, não sendo mais necessário um arquivo de papéis com os dados de cada individuo. Tudo está na plataforma.

"Informatizando os dados você consegue saber onde o paciente passou, qual foi o diagnóstico, tratamento e exame indicado para que não ocorra repetição de exames ou de tratamentos médicos que não estavam dando certo", afirmou o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Além de melhorar os atendimentos, a informatização permitirá um aumento futuro nos subsídios da saúde pública para cada unidade de saúde, conforme explica o secretário. "Quanto maior for a informatização, rapidez e velocidade, mais conseguimos levar esses dados do município para o Ministério da Saúde e receber o valor de cada visita realizada por esses agentes".

O apoio da tecnologia através das novas plataformas auxilia os profissionais da saúde a otimizarem o tempo e os dados dos pacientes. Para os trabalhadores da área, ter uma nova ferramenta que ajuda na rotina de serviço contribui para um atendimento de qualidade.

"Em nome dos agentes comunitários, fico muito feliz e grato pela oportunidade de ter esse novo instrumento de trabalho, que complementa bastante na nossa atividade do dia a dia", disse o agente de saúde, Guilherme Bosso.