Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quarta-feira, 02 de Novembro de 2022

Tupãenses conhecem a maior feira de artesanato da América Latina

Mega Artesanal reuniu expositores nacionais e internacionais em quatro dias de evento

Tupãenses conhecem a maior feira de artesanato da América Latina

De 26 a 29 de outubro, São Paulo sediou mais uma edição da Mega Artesanal, a maior feira do setor de artesanato da América Latina. Cerca de 35 artesãos tupãenses acompanharam o evento, a fim de conhecerem as novas técnicas e novidades do mercado para o setor.

Os artesãos puderam participar de mini-cursos e comprar matéria-prima a preços mais econômicos, com o objetivo de utilizar os materiais na produção de seu artesanato para venda no comércio local e fora.

Por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, 10 artesãos da Escola Profissionalizante viajaram à capital paulista para conhecerem o evento. "Essa feira é muito legal, pois reúne empresas e artesãos, não só do Brasil, mas de vários países da América Latina. Têm muitas novidades tecnológicas em tecidos, linhas, lãs e tudo isso auxilia os profissionais a aprimorarem o serviço", disse a titular da Pasta, dra. Telma Tulim.

O Sebrae Aqui Tupã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, levou 42 artesãos ao evento, sendo 25 tupãenses, e os demais profissionais de Pompeia e Oriente. De acordo com o agente de Desenvolvimento do Sebrae, Renato Carpanezi, o objetivo com a viagem foi de oferecer uma alternativa aos artesãos que desejavam conhecer a feira.

"A Mega Artesanal é uma feira muito importante para quem é do ramo do artesanato. E a missão garantiu que os empresários que têm a vontade de conhecer e visitar a feira, mas não tem essa oportunidade de ir a São Paulo, pudessem participar", disse o agente.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, o evento mostra as novidades do mercado e contribui para que o artesão consiga melhorar sua renda. "É uma feira que traz vários benefícios, proporciona aos artesãos a possibilidade de trazer essa diversidade para nossa cidade e, com certeza, vai agregar não só a eles, mas toda economia do município”.