.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Abertura da Semana da Educação registra grande público em palestra sobre ansiedade

Cerca de 450 profissionais da educação e graduandos refletiram sobre o uso excessivo de aparelhos digitais


Abertura da Semana da Educação registra grande público em palestra sobre ansiedade

Na noite de abertura da XVIII Semana da Educação de Tupã, aproximadamente 450 profissionais da educação e estudantes de licenciatura prestigiaram uma palestra sobre as mudanças no cérebro causadas pelo uso excessivo de telas. A neuropsicóloga, dra. Regina Suguihara, tratou da influência desse estímulo na aprendizagem das crianças e na vida dos adultos.

 

Parte do conteúdo apresentado abordava a dificuldade de concentração das crianças, que pode gerar transtornos emocionais. “Estamos vendo crianças ansiosas com pouca regulação da própria emoção. E as pesquisas do mundo estão mostrando que esta geração está atrasada em relação às anteriores no desenvolvimento da função executiva, área nobre da racionalidade que ajuda a regular a ansiedade”.

 

Apresentar este conteúdo durante a Semana da Educação permite despertar os professores para a necessidade de treinamento e desenvolvimento do sistema inibitório e da atenção focada nas crianças, competências importantes para a aprendizagem, para os relacionamentos interpessoais e até mesmo na construção da carreira delas. 

 

Para o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, trazer uma especialista em inteligência socioemocional para conversar com os educadores da rede municipal e estudantes é uma forma de investimento na melhoria da educação dos Anos Iniciais e no bem-estar dos alunos.

 

“A gente precisa controlar a nossa ansiedade. Para aprender ou memorizar, a gente precisa saber como colocar o nosso foco e a nossa atenção. A palestra foi extremamente importante, o público permaneceu até o final porque são assuntos importantes para a área educacional, e eu acho que acertamos muito na palestrante”, declarou.

 

Na terça-feira (8) e quarta (9), o evento continua com uma série de oficinas para os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Física, AEE (Atendimento Educacional Especializado), e para gestores. A programação garante aos participantes o contato com material teórico, vivência prática, além de espaço para troca de experiências e acesso a pesquisas da área. 

 

O prefeito Caio Aoqui assistiu a palestra e destacou a importância da valorização do profissional da educação, por meio da formação continuada. “Quero agradecer a participação da doutora Regina, ela foi realmente fantástica, e a todos os funcionários que tem trabalhado e se capacitado para que as crianças possam estar aprendendo, e que poderão dar uma educação de ainda mais qualidade para a toda a nossa cidade”.

 

Também estiveram presentes no evento, realizado na segunda-feira (7): a Supervisora de Ensino na Diretoria de Tupã, Nair Leoncio Porfirio; o diretor-geral das Faculdades FACCAT, Dr. Celso Kawano; o vereador Lucas Hatano; e do professor mestre Roberto Kawasaki.

 

604 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.