Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022

Solar Luiz de Souza Leão volta a receber visitantes de segunda a sexta

Público pode conhecer este patrimônio cultural das 8h às 11h e das 13h às 17h

A preservação da memória cultural e da história de Tupã está presente em cada um dos museus do município. Mas, um destes espaços se diferencia, pois valoriza a manutenção da edificação, em vez da exposição de quadros ou objetos com painéis: o Solar Luiz de Souza Leão.

Conforme Luis Carlos Sanches, subsecretário de Cultura, as equipes municipais realizaram limpeza, pintura e ações de paisagismo no local para reabertura oficial dia 1º de dezembro.

“A partir de quinta-feira, a visitação estará liberada sem a necessidade de agendamento. O atendimento será de segunda-feira a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Este retorno ocorre após o fechamento obrigatório devido à pandemia de coronavírus, assim como de uma fase de preparação do ambiente para recebermos melhor a população”.

Construído em 1935, o prédio foi a casa do fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão. A propriedade abriga a antiga residência principal, um salão de jogos, além da área de serviços e o quintal arborizado. O termo “solar” é usado na arquitetura para definir lugares onde aristocratas fundiários moravam.

O terreno foi doado à prefeitura em 1964, sob a condição de nele ser instalado o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, criado em 1966, mas reaberto em 2010 após reforma predial e requalificação museológica.

O restante da propriedade, tanto jardim quanto imóveis, não passou por alterações, sendo tombada em 1972 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT).

De acordo com o prefeito Caio Aoqui, o tombamento assegura que bens imateriais de valor histórico, cultural ou arquitetônico sejam mantidos ao longo dos anos com as características originais. “A intenção é permitir apresentar aos visitantes como era a vida de Luiz de Souza Leão. O Solar é um memorial, pois tem seu jazigo, reúne a mobília, os documentos, enfim, todos os utensílios utilizados por ele há mais de 80 anos. É uma viagem ao passado de Tupã e ao período de fundação de nossa cidade”.

O Solar Luiz de Souza Leão fica na Rua Caingangs, 600. Em caso de dúvidas, ligar para (14) 3491-5013.