Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022

Conferência elabora propostas para garantia dos direitos da infância e da juventude

Evento reuniu crianças e adolescentes e elegeu representantes para a fase estadual

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tupã (CMDCA) finalizou nesta terça-feira (29) sua sétima conferência. O evento, realizado no auditório do IFSP, reuniu alunos da Rede Pública de Ensino e membros das entidades certificadas pelo CMDCA para avaliação e aprovação de propostas nas áreas relacionadas à garantia dos direitos da infância e da juventude.

O tema da conferência deste ano foi a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. De acordo com a presidente do CMDCA, Maria Regina de Oliveira Alves, os participantes foram divididos em cinco grupos para a elaboração de propostas, com base nos cinco eixos temáticos definidos em documento orientador emitido pelo Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA).

"Mesclamos crianças, adolescentes e profissionais em cada grupo, teve uma equipe de monitoramento para tirar algumas dúvidas, havia também nas salas três coordenadores, sendo dois facilitadores e um relator. Após montada essas propostas, elas foram colocadas para votação do público, todos votaram e opinaram, e caso fosse necessário fazer alguma modificação, eles fizeram".

O palestrante da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Glauber Woida, destacou que foram elaboradas 10 propostas para o município. Em sua avaliação, um dos maiores problemas que a pandemia trouxe para a educação foi a defasagem escolar e a falta de aprendizado, pois com o ensino remoto, muitos alunos deixaram de aprender. Diante deste cenário, os próprios alunos relataram a necessidade de aulas de reforço para recompensar o aprendizado perdido.

Outro ponto debatido nas propostas foi a saúde psicológica desses jovens, com todo o caos que a pandemia de Covid-19 instaurou. "Essa pandemia nos deixou mais tristes, depressivos e ansiosos, então, os adolescentes identificaram isso e falaram: nós precisaríamos de profissionais para cuidar de nós. E se nós não cuidarmos disso, nesse momento podemos achar que é frescura, mas isso pode trazer problemas sérios à própria condição de cidadão", afirmou Woida.

Além de selecionar as propostas, também foram eleitos os delegados - alunos que representarão as 13.320 crianças e adolescentes de Tupã nas conferências estaduais e nacionais. Os estudantes Brenno Augusto e Sofia Gonçalves foram os escolhidos entre os adolescentes, enquanto Vitor Hugo Santana e Raissa Stefany Toledo foram os mais votados entre as crianças.

"A conferência é um lugar de a gente expor nossas ideias, nos colocar no lugar de aluno mesmo e mostrar que estamos aqui para tentar ajudar eles a melhorarem o ensino, pois a escola é o local onde passamos a maior parte do tempo", destacou Sofia Gonçalves.