Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022

Atividades em parque aquático beneficiaram cerca de 3.500 alunos da Rede Municipal

Ação proporcionou lazer e aprendizado às crianças, fora do ambiente escolar

Foram dias de alegria, aprendizado e muita diversão para as crianças da Rede Municipal de Educação, que tiveram a oportunidade de passar um dia no parque Eco Thermas. A atividade recreativa desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã beneficiou, aproximadamente, 3.500 alunos, e foi concluída na sexta-feira (2) com a EMEIEF Nossa Senhora de Fátima.

A iniciativa foi realizada a partir da indicação nº 424/2022, do vereador Israel Velloso "Tutu", e possibilitou que muitas crianças do município e dos distritos pudessem conhecer um parque aquático.

Segundo a diretora da EMEIEF Nossa Senhora de Fátima, Carla Ortega Brandão, a escola levou 302 alunos e muitos ficaram ansiosos com a novidade. "Nós temos crianças que pegaram o calendário e começaram a riscar os dias. Ontem, eles viram que o passeio era hoje, e as mães mandaram áudios e vídeos para a gente, falando dessa experiência com as crianças".

Além de ser uma atividade recreativa, a visita ao parque contribuiu para o desenvolvimento dos alunos. Por meio de uma atividade fora do ambiente escolar, é possível que as crianças coloquem em prática os ensinamentos desenvolvidos ao longo do ano letivo, conforme explica a diretora.

"A gente desenvolve e trabalha muito com o corpo, o movimento e a autonomia, então, esse momento está sendo o fechamento de tudo o que trabalhamos durante os anos e os meses. Tudo o que passamos quanto conteúdo, ensinamento e prática, hoje, elas estão tendo a oportunidade de vivenciar: o subir, o descer, o socializar, o conviver, o nadar, o dividir, o esperar a minha vez", disse Carla Brandão.

Durante o dia no parque, as crianças tiveram contato com os animais do local; fizeram uma trilha ecológica, no qual puderam conhecer a árvore seringueira, responsável pela produção da borracha; além de brincarem nas piscinas e nos escorregadores aquáticos.

A prefeitura disponibilizou alimentos aos pequenos, que ao chegarem ao parque, receberam o café da manhã. Também foram servidos o almoço e o café da tarde. Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, tudo foi pensado para que as crianças tivessem um dia para ficar guardado na memória.

"Nós organizamos tudo com muito carinho. Oferecer essa atividade aos alunos da Rede Municipal de Educação é uma alternativa para contribuirmos com o desenvolvimento educacional de forma lúdica e também proporcionar um momento de lazer em um ambiente descontraído. Muitos aqui não conheciam um parque, então, nós, quanto Poder Público, precisamos desenvolver atividades para dar essa oportunidade às crianças", destacou o secretário.

O prefeito Caio Aoqui compareceu em um dos dias do passeio e pôde presenciar a alegria dos alunos ao chegarem ao parque. Para o chefe do Executivo, a fase de ausência das crianças nas escolas e os períodos de isolamento, em virtude da pandemia de Covid-19, impediram que elas pudessem se desenvolver e ter mais momentos de diversão durante a infância.

"Estamos se aproximando do fim de 2022, um ano onde as crianças puderam voltar a ter mais segurança e liberdade para viverem. E tínhamos o desejo de realizarmos essa ação, pois as crianças mereciam. Agradeço todo o empenho da Secretaria de Educação, que trabalhou para que pudéssemos proporcionar essa alegria aos alunos da Rede Municipal", disse Caio Aoqui.