Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Sistemas digitais do SUS dependem do documento para preenchimento dos dados
Para que seja possível criar um cadastro completo no SUS logo no primeiro atendimento dos bebês nas unidades de saúde, a Prefeitura de Tupã orienta aos pais sobre a importância da emissão do CPF, por meio da Certidão de Nascimento.
Conforme a diretora de Departamento da Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, o número do documento é essencial para o lançamento dos dados.
“Os sistemas de saúde informatizados do Ministério da Saúde têm exigido este número até mesmo para permitir o registro das primeiras vacinas da vida do recém-nascido”, Simone ressalta ainda que atualmente a própria Certidão de Nascimento traz o CPF, o que facilita a obtenção do cadastro pelos responsáveis.
No entanto, nem todas as famílias procuram pelo Cartório de Registro Civil imediatamente após saírem da maternidade, dificultando o uso dos programas digitais federais.
Ressalta-se que as UBS e USF não impedem, por exemplo, a realização do teste do pezinho, e aplicam vacinas. Porém, o processo está mais complicado, pois exige o cadastramento com CPF.
Para o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, antes que as exigências dos sistemas de informação se tornem mais rígidas, o município irá ampliar a comunicação sobre o tema.
“Quanto mais cedo se emite a Certidão de Nascimento, melhor para a criança. Consequentemente, ela já terá seu número de CPF, e poderá ter acesso aos serviços do SUS sem riscos de bloqueios”.
Tirar a certidão é de graça, basta procurar pelo cartório mais próximo com algum documento de identidade.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.