Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Tupã, domingo, 05 de fevereiro de 2023 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Sáb
04/02
Chuva
Máx 26 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Domi
05/02
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Segu
06/02
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Terç
07/02
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0

Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

29º Encontro de Folia de Reis encanta comunidade da Capela da Imaculada em Tupã

Companhias apresentaram ritos tradicionais pelo Dia de Reis, no fim do ciclo natalino


Três companhias de reisado participaram do 29º Encontro de Folia de Reis, realizado pela Prefeitura de Tupã no domingo (8) como parte das celebrações da Epifania do Senhor, na Capela da Imaculada. A festa marca o Dia de Reis, 6 de janeiro, e ajuda a manter uma tradição popular que representa a devoção de diferentes povos.

 

Os participantes peregrinam, cantam, tocam instrumentos e rezam diante de altares e presépios, versos inspirados na passagem bíblica do livro de São Mateus (capítulo 2: 1-12), que fala da profecia e do gesto dos três Reis Magos na noite do nascimento de Jesus.

 

Conforme o embaixador da Companhia Estrela do Oriente de Rinópolis (SP), Ronny Aparecido de Souza Lima, os grupos levam uma bandeira e são geralmente compostos pelos bastiões, um mestre, um contramestre, um embaixador e pelos foliões.

 

“Esse ano a gente comemora o 22º ano de caminhada com a bandeira da Estrela do Oriente. Hoje a gente tem dificuldade de apoio da própria cultura, inclusive quero parabenizar a Cultura da cidade de Tupã, por essa força. Infelizmente não são todas as cidades que dão esse apoio para as companhias de Santos Reis”.

 

Numa demonstração de parceria entre os componentes das diferentes bandeiras, o embaixador e os músicos da Estrela do Oriente participaram da apresentação do cortejo Bandeira da Paz, de Herculândia (SP). A líder do grupo, Francisca Maria Campos da Silva, disse que o pai dela e os irmãos costumavam conduzir as cantorias, mas com a morte deles, o suporte dos outros grupos é essencial.

 

“A gente só vem se apresentar, não cantamos mais de casa em casa por causa dessas perdas. Deus levou os foliões antigos. Era um costume de minha mãe e pai, e quem está aqui agora são os netos e amigos. Perdemos uma participante recentemente, mas mesmo com as dificuldades podemos voltar a apresentar novamente a bandeira da família”, contou Francisca. 

 

Com 64 anos de atuação, o mestre Manuel Silva, do Grupo Rei Baiano, disse que a companhia foi criada no Estado do Paraná, para benzer fazendas. Com a mudança para Tupã, os integrantes passaram a visitar diferentes comunidades religiosas, assim como os domicílios. “Durante quatro semanas a gente sai pelas casas. Percorremos todas as igrejas e durante o dia recebemos o povo na nossa Igreja pra comer e beber. Mas, acredito que essa tradição vai parar, porque não tem mais instrutores de Folia de Reis como antigamente”.

 

O subsecretário de Cultura de Tupã, Luis Carlos Sanches, explica que o município assegurou o transporte dos 18 reiseiros vindos de Rinópolis, dos 11 foliões herculandenses, assim como para os 8 integrantes do Grupo Rei Baiano de Tupã. “Entregamos um certificado para os grupos, a fim de agradecer e parabenizar essas pessoas pela dedicação para manutenção deste festejo”.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

187 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

Central de Atendimento

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

UFM - 2023

R$ 103,65

WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/02/2023

Portal atualizado em: 03/02/2023 09:35:21

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.