Agricultura - Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023

Oito cursos gratuitos estão com vagas abertas no Sindicato Rural

Destaque para produção orgânica, bordado, viola caipira e manutenção de tratores

O Sindicato Rural de Tupã oferece cursos rápidos e programas com aulas práticas para o desenvolvimento de habilidades. Em parceria com a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e o SENAR São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), neste início de ano, oito atividades de educação gratuita estão com inscrições abertas.

Conforme a coordenadora do Senar e do Sindicato Rural de Tupã, Marcia Rotoli, as vagas são limitadas e todos os cursos têm certificação. “Os interessados podem aprender a cultivar hortaliças e morangos orgânicos gratuitamente. Chamamos os cursos de Olericultura Orgânica (6/2) e Morango Orgânico (7/2) de ‘sensibilização’, pois são palestras de conscientização e apresentação de técnicas que podem melhorar a produção”, explica.

Vale destacar que há no Sindicato Rural, todas as segundas, terças e quartas-feiras o Programa de Bordado, das 8h às 12h. A atividade artesanal sem custos começa em 1º de fevereiro.

A partir de 2 de fevereiro, será oferecido também o Programa de Viola Caipira. Esta iniciação musical valoriza e resgata a cultura interiorana, sendo possível aprender o instrumento ou aperfeiçoar-se para apresentações e geração de renda.

A Prefeitura de Tupã apoia a promoção da aprendizagem por meio do Sindicato Rural, SENAR e FAESP. O secretário de Agricultura, Anderson Luiz, destaca a importância da disponibilização dessas oportunidades de ensino ao homem do campo, e que a Secretaria está entrando em contato com os produtores para divulgação.

“São diversas opções gratuitas para fomento ao bem-estar, pela qualificação e atualização dos participantes. É muito importante que a população tenha o hábito de procurar capacitações continuadamente. Porque sempre surgem novas metodologias e estratégias para diversificar a produção e até mesmo complementar a renda familiar”.

Outras três sensibilizações estão previstas para começar em fevereiro. Dia 15 de fevereiro haverá Turismo Rural; no dia 24 o tema será Batata Orgânica; e no dia 23, Tomate Orgânico. Por fim, de 27 de fevereiro a 3 de março, haverá o curso de Operação e manutenção de tratores agrícolas.

Para se inscrever é necessário comparecer ao Sindicato Rural de Tupã (Rua Duque de Caxias, nº 7) e apresentar RG e CPF. Mais informações pelo telefone (14) 3441-2753.

Programa Bordado

Segundas, terças e quartas-feiras (início 1/2)

Programa Viola Caipira

Terças e quintas-feiras (início 2/2)