Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023

Prefeitura inicia curso que estimula empreendedorismo no período da Páscoa

Capacitação em gestão e fabricação de ovos de chocolate superou estimativa de inscrições

Aprender a fazer ovos de Páscoa e bombons é apenas uma das etapas para transformar uma habilidade culinária em fonte de renda. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, em parceria com o Sebrae Aqui de Tupã, realiza nos dias 30 e 31 de janeiro aulas de gestão financeira na primeira capacitação profissionalizante oferecida pela prefeitura em 2023.

As alunas do curso de Ovos de Páscoa e Bombons, selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, terão a oportunidade de aprender noções básicas de controle financeiro e de projeção de vendas do que for confeccionado.

Segundo o facilitador em gestão e negócios, Dercílio Volpi Júnior, os profissionais frequentemente misturam as finanças pessoais com as da empresa. Por isso, é bom procurar orientação por meio de cursos do Sebrae, seja on-line ou presencialmente.

Para que a turma formada nesta capacitação em confeitaria esteja mais bem preparada para dar os primeiros passos na fabricação de doces de chocolate, Dercílio afirma que “o primeiro encontro do curso será focado em controle, fluxo, e planejamento de caixa. O segundo dia trará modelos de comercialização, captação de clientes, e estratégias para que as futuras empreendedoras possam agregar valor aos produtos, tendo um diferencial da concorrência”.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, quem trabalha no setor sabe a importância de ser apresentado a ferramentas de administração. “Percebemos que as pessoas vinham saber como fazer algo, mas não sabiam buscar o valor real e colocar o lucro. Temos uma demanda de cursos, e fazemos uma triagem para realizar aqueles que Tupã precisa. Este, por exemplo, segue uma data festiva, conseguindo movimentar o comércio e a indústria”, destaca Takahara.

Esta formação para o trabalho tinha apenas 16 vagas, mas 53 pessoas manifestaram interesse em participar. Devido à alta procura, houve uma avaliação do perfil socioeconômico e de vulnerabilidade social dos inscritos.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim, conta que os participantes terão a chance de se capacitar para o mercado de forma gratuita, pois o município, por meio do Sebrae, custeia as aulas.

“Quero agradecer o prefeito Caio Aoqui, o vice-prefeito Renan Pontelli, porque sempre nos dão a oportunidade de trabalhar para ajudar nossa cidade. A administração municipal, de uma forma geral, todas as secretarias estão unidas pelo bem da nossa cidade”, dra. Telma finaliza dizendo que de 1º a 8 de fevereiro a turma aprenderá a confeitar na prática.