Meio Ambiente - Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2023

Meio Ambiente plantará 12 mil mudas em terreno do bairro Dom Quixote

Ação cumpre TAC que exige cultivo de 60 mil mudas em até cinco anos

Em apenas dois dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantou aproximadamente duas mil mudas nativas no bairro Dom Quixote, mas, até o fim desta ação, 12 mil árvores deverão ser cultivadas com o propósito de cumprir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para arborização expedido às administrações passadas.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, o trabalho resulta de um compromisso assumido pelo prefeito Caio Aoqui e respeita o novo prazo estabelecido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“Deveríamos fazer o cultivo de 60 mil mudas até fevereiro de 2023, com multa diária caso a data fosse desrespeitada. Por isso, a prefeitura solicitou parcelamento da quantidade até 2028, dessa forma, temos que plantar ao menos 12 mil mudas por ano”.

Para ser possível ampliar a área verde de Tupã, a Secretaria mantém um trabalho contínuo de produção de mudas no Viveiro Municipal. O local fornece espécimes nativas e ornamentais, facilitando o cumprimento do TAC do Ministério Público de São Paulo.

O terreno público escolhido para abrigar este futuro bosque no Dom Quixote é parcialmente utilizado hoje como aterro de galhos e podas.