Governo - Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Prefeito Caio Aoqui lidera primeira reunião de prefeitos com o governador Tarcísio

Diretoria da Aprecesp e prefeitos da Alta Paulista participaram do encontro

O potencial turístico do Estado de São Paulo foi tema da primeira reunião organizada pelo prefeito e vice-presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Caio Aoqui, com o governador Tarcísio de Freitas. O encontro, realizado na segunda-feira, dia 6, em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu 15 prefeitos que fazem parte da entidade que representa 70 estâncias turísticas do estado.

Integrante da equipe de transição do governo estadual, o prefeito Caio Aoqui apresentou ao governador Tarcísio o pedido dos prefeitos das estâncias turísticas para que fosse realizada uma reunião a fim de discutir e apresentar as demandas dos municípios que compõem a Aprecesp. "Tivemos uma agenda muita intensa no Palácio dos Bandeirantes. O governador Tarcísio tem demonstrado grande sensibilidade em ouvir, discutir e buscar soluções para os problemas. Foi um encontro importante, pois cada prefeito teve a oportunidade de fazer uso da palavra e expor as demandas dos municípios", disse o Caio Aoqui.

O governador Tarcísio parabenizou o empenho do prefeito Caio Aoqui para que ocorresse essa primeira reunião de prefeitos. "Além de uma grande liderança, o Caio se tornou um grande amigo. Por isso, agradeço o seu trabalho em mobilizar os prefeitos para esse importante encontro", disse.

Além da presença do governador, a reunião teve a participação do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira.

“Mais do que ser um mero repassador de recursos, temos que ter a capacidade de dar assistência técnica aos municípios, ajudar os prefeitos em seus projetos, trabalhar a formação do profissional dedicado ao turismo. Temos que qualificar o investimento que vai chegar porque ele gera emprego”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Criada em 1985, a Aprecesp é uma entidade privada e sem fins lucrativos que tem por objetivo representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estâncias no litoral e interior paulista. Atualmente, a associação, presidida pelo prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga, congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.

Durante o encontro, a associação pediu ao governador o descontingenciamento dos recursos do Orçamento direcionados ao turismo, especificamente o montante previsto para o ano de 2023 destinados ao DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) e a revisão de destinação de 20% dos recursos do Turismo para serviço.

Alta Paulista

Em outra reunião com o governador Tarcísio agendada pelo prefeito Caio Aoqui, participaram prefeitos dos municípios que compõem Consórcio da Alta Paulista. "Além de apresentar as demandas individuais de cada município, a proposta do encontro foi discutir ações que possibilitam o desenvolvimento regional. Por isso, propomos realização do 2º Fórum de Desenvolvimento Regional da Alta Paulista, em parceria com o governo estadual", informou Caio Aoqui.

A primeira e histórica edição do evento aconteceu em Tupã, no dia 18 de junho de 1999, e contou com a presença do saudoso governador Mário Covas, secretários estaduais, prefeitos, além de deputados estaduais e federais e lideranças representativas da sociedade civil. O 1º Fórum de Desenvolvimento Regional apresentou quatro painéis temáticos com as demandas regionais nos setores da Agropecuária, Turismo e Meio Ambiente, Comércio e Serviços e Indústria.

"O Fórum de Desenvolvimento Regional proporcionou conquistas históricas, como a liberação de recursos estaduais para a elaboração do projeto executivo da Ponte de sobre o Rio Paraná. A obra, que interliga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, foi inaugurada no dia 25 de setembro de 2009 e desde então se transformou em um dos principais eixos de ligação entre os dois estados", observou Caio Aoqui.