Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023

Tupã licita cinco terrenos do 3º Distrito Industrial e estimula crescimento de empresas

Contrato de alienação de lotes teve desconto de até 70% no valor total da área

Cinco terrenos do Terceiro Distrito Industrial “Eizi Hirano” foram subsidiados por meio de licitação pela Prefeitura de Tupã, a fim de estimular a geração de empregos e fortalecer a economia local. A assinatura do contrato na sexta-feira (24) sinaliza o interesse dos empreendedores pela expansão de seus negócios.

Um dos espaços cedidos abrigará uma fábrica de peças automotivas com aproximadamente 20 anos de atuação no município. O empresário, Jackson Alberto Pavanelli Júnior, conta que há dois anos os sócios perceberam a necessidade de migrar a Metalplast Indústria e Comércio para um local maior.

“Temos uma empresa, que ao longo dos anos foi crescendo e o lugar em que estamos hoje acabou ficando muito pequeno. A gente precisa de um lugar maior até para podermos contratar mais funcionários, expandir mais a produção. Agora, lá no Terceiro Distrito vai ser o ideal para nós”, declara.

O incentivo oferecido pela prefeitura, por meio da alienação de terrenos, também atraiu o interesse da Amenco Peanuts, exportadora de amendoim bastante tradicional no mercado brasileiro e externo. Conforme o sócio proprietário, Ricardo Fernandes, a produtora agroindustrial dele tem um bom histórico no distrito, sendo pioneira neste modelo de instalação em Tupã.

“A gente tem uma história muito longa ali. Ao longo desse tempo, a gente foi ampliando, adquirindo novos espaços anexos ao espaço inicial, porque temos mais projetos de expansão que envolvem construção de armazéns, áreas de tráfego de veículos, estacionamento e uma série de outras coisas”.

Ricardo ressalta a importância dessa cessão da prefeitura, pois “é uma aquisição do terreno, porém de forma incentivada e isso permite que a gente consiga crescer mais e colocar nossos projetos pra frente”, finaliza. Na alienação, o poder executivo concede 70%, 60% ou 50% de desconto, conforme a metragem adquirida e a quantidade de empregos gerados.

As zonas destinadas à implantação de indústrias asseguram a infraestrutura e os serviços básicos necessários para o funcionamento e a segurança das empresas. Por outro lado, de acordo com a Lei Municipal nº 416/2021, os imóveis devem ter ao menos 50% do terreno coberto, cumprindo critérios de sustentabilidade e incluindo sistema fotovoltaico e de captação e aproveitamento da água da chuva.

Emerson dos Santos Santana, proprietário da Trans VLP, diz que a área permitirá implantar uma garagem para o serviço de transporte público administrado por ele. “É um local essencial de pouco movimento, sendo industrial e próximo dos bairros, pra gente poder operar nas linhas da circular e poder atender novas demandas de passageiros”.

Em contrapartida ao incentivo financeiro dado pela prefeitura, no prazo de até dois anos da assinatura do contrato administrativo, os beneficiados devem reservar no mínimo 5% das vagas ao primeiro emprego; gerar empregos formais diretos, sendo 80% dos trabalhadores residentes em Tupã.

Os responsáveis devem iniciar as obras de implantação em no máximo 180 dias, e concluí-las em até 24 meses. Toda produção, comercialização ou revenda de bens deve ser faturada em Tupã. Na ocasião, a Sapinho Carga & Descarga, e a Hayty Alimentos também firmaram contrato.

Para o prefeito Caio Aoqui, o sucesso deste processo de licitação deve-se ao trabalho do secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, que viabilizou a recuperação de vários dos terrenos subsidiados.

“A gente fica muito feliz quando pode gerar oportunidade. Oportunidade para nossa cidade, oportunidade para os empresários e principalmente geração de emprego e renda. Agora, realizaremos mais um processo com 13 novos terrenos para nossa população, que variam de 300 metros quadrados até 2,2 mil metros quadrados, e assim, realmente, conseguir ajudar nossa cidade nesse potencial econômico que a gente tanto sonha”.

O prefeito antecipa por fim o desejo de abrir um Quarto Distrito industrial, com 107 lotes, variando entre 800 metros quadrados e 9 mil metros quadrados.