Economia e Finanças - Quarta-feira, 01 de Março de 2023

Prefeitura recebe equipe de Penápolis para apresentar sistema de protocolos digitais

Tupã é tida como referência no uso de plataforma de atendimento ao contribuinte

Representantes da Prefeitura de Penápolis (SP) estiveram na Secretaria de Planejamento e Infraestrutura da Prefeitura de Tupã nesta terça-feira (28) para conhecer o sistema digital de aprovação de protocolos da central de atendimento, adotado pela atual administração em maio de 2021.

O objetivo da visita foi entender como o sistema funciona e avaliar a possibilidade de empregá-lo em Penápolis. O diretor de Departamento de Arrecadação, Atendimento e Fiscalização, Gerson Pereira Richard, responsável por apresentar os resultados locais com o uso da ferramenta, destacou o orgulho da Prefeitura de Tupã por ser referência para municípios de igual porte na forma de atendimento ao contribuinte e digitalização de processos.

“Há uma sensação de dever cumprido, de saber que a gente está sendo referência hoje para os municípios vizinhos. Ver uma cidade como Penápolis, vir até aqui para ver o nosso trabalho, mostra que Tupã está evoluindo, que a gente está no caminho certo e traz ânimo para desenvolver novas ferramentas e tecnologias para atender o nosso contribuinte”.

A fiscal de obras e posturas da Prefeitura de Penápolis, Elisa Ambrósio de Souza, conta que o sistema foi apresentado pela empresa desenvolvedora, mas que eles sentiam a necessidade de visualizar seu uso, na prática. “Ficamos contentes por ver que é uma coisa que já está funcionando bem e funcionará também para nós. Achei bem interessante várias coisas que poupam tempo e facilitam analisar aquilo que a gente tem para trabalhar”.

O sistema digital apresentado tem como marca a eficiência, transparência e agilidade no processo de aprovação de protocolos. O chefe do Serviço de Informática, César Alencar Assunção, relata que a cidade dele tem em vista informatizar o setor de abertura de projetos, e para isso, tem pesquisado empresas do ramo.

Pela proximidade territorial e em virtude do impacto positivo na gestão e implantação da plataforma, Tupã foi indicada pela empresa de softwares para esta troca de experiências. “Nosso atual sistema de protocolo e sistema de ouvidoria são apartados, independentes. E esse sistema é bem interessante por que centraliza tudo. Também é georreferenciado, aponta os locais onde estão acontecendo os problemas. Muito bom, né?”, disse Assunção.

A Diretora de departamento de Arquitetura do município de Tupã, Amanda Alves do Prado Tulim, também recepcionou a comitiva na visita técnica, para demostrar o andamento dos cadastros online de plantas e documentos técnicos para concessão de alvarás e licenças das obras e futura emissão do Habite-se.

O secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, afirmou que desde a adesão ao sistema, a população ganhou muito em agilidade, confiabilidade e na praticidade para acesso aos protocolos.

“Eles não possuem nenhum sistema digital ainda funcionando e hoje, inclusive, todos os projetos ainda são protocolados na Prefeitura de Penápolis com a entrega de CDs. Enquanto a Prefeitura de Tupã já está indo para o seu terceiro ano com tramitação digital, onde colhemos bastantes frutos positivos e quem ganha com isso é a população. A gente agradeceu a visita deles, e que eles possam implantar na cidade deles para população de lá também colher bons frutos”.

Outros servidores penapolenses que participaram da visita foram a assistente de administração, Izabel Pança Canossa; a Encarregada do serviço de protocolo, Vanda Torquato Castilho Peres; e o Técnico em Edificações da Secretaria Obras, Denis Cássio Castro da Silva.