Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 02 de Março de 2023

Prefeitura vistoria córrego Afonso XIII para iniciar obras em erosão

Relatórios estão sendo emitidos para averiguar o desastre e pleitear recursos

Prefeitura vistoria córrego Afonso XIII para iniciar obras em erosão

O prefeito Caio Aoqui, acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Obras, Valentim Bigeschi, e de técnicos da prefeitura, vistoriaram os braços esquerdo e direito do córrego Afonso XIII, nesta terça-feira (28), para a emissão de relatórios sobre a erosão na praça dos 500 anos, ocorrida em 23 de fevereiro. O grupo também fiscalizou as proximidades do Supermercado Varejão Gaspar, a baixada da avenida Tamoios e a erosão no Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar.

A partir da vistoria, a prefeitura terá conhecimento sobre danos e problemas observados no município para pleitear recursos junto ao Governo do Estado. De acordo com Bigeschi, será possível emitir um relatório geral após o período de chuvas, mas, por enquanto, a prefeitura precisa fazer relatório preliminar e ações emergenciais em pontos afetados pelas chuvas.

"Nesse momento de chuva, a prefeitura não pode iniciar trabalhos que aumentem a instabilidade local, são mais ações preventivas. A vistoria serve para iniciarmos os serviços de estabilização, assim que o tempo permitir. O objetivo é que no período da seca, a vegetação possa regenerar, as obras se consolidarem e, no próximo período das águas, essas áreas estejam livres de novas ocorrências", afirma o secretário.

O cadastro junto à Defesa Civil foi realizado para providenciar toda a documentação técnica necessária para buscar auxílio e recursos para viabilizar a obra. Assim que todos os documentos forem enviados, a prefeitura terá uma posição mais definitiva quanto a prazos e as possibilidades de verba para iniciar os trabalhos.

O prefeito Caio Aoqui esteve em contato com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que se prontificou em auxiliar o município. "O governador ficou sabendo do ocorrido aqui em Tupã, ligou para mim, e se colocou a disposição do município para poder ajudar no que estiver ao seu alcance para o mais rápido possível podermos propor uma solução", disse o prefeito.

O que aconteceu?

No último dia 23 de fevereiro, o tubo armco que passa sob a praça dos 500 anos foi parcialmente destruído em razão das fortes chuvas no município. Com o colapso do tubo, criou-se uma cratera e toda a terra foi levada, formando-se uma grande erosão. O prefeito Caio Aoqui, o secretário Valentim Bigeschi e demais autoridades estiveram no local e ações emergenciais foram definidas.

O secretário explica que a tubulação armco começou a entrar no mercado nas décadas de 70 e 80, sendo muito utilizada pelas prefeituras, inclusive em Tupã. No entanto, a tecnologia da época, em relação à base e a drenagem do canal, não eram avançadas. Ao longo dessas quatro décadas, o tubo instalado sofreu diversas ocorrências, tanto na base como na lateral e, ainda, com intensas chuvas saturando o solo, ocorreu a sobrecarga da tubulação que contribuiu para o colapso da estrutura.

Para impedir que a população se aproxime da erosão, todo o entorno da praça foi isolado com placas metálicas. Também houve a limpeza do local para retirada de materiais inservíveis e árvores que caíram, e a remoção da estrutura metálica do complexo esportivo Areninha "Brasílio Estrela Ruivo" — instalado no local. O espaço pode voltar à praça ou ser montado em outro, caso a obra demore a ser concluída.

Os próximos passos serão analisados pelos técnicos da prefeitura com a Defesa Civil do Estado para adoção do novo sistema de drenagem a ser implantado no local.