Governo - Sábado, 11 de Março de 2023

Tupã sedia encontro regional com vice-governador de São Paulo Felicio Ramuth

Evento teve a presença de prefeitos e autoridades da Alta Paulista

O vice-governador de São Paulo Felicio Ramuth esteve em Tupã nesta sexta-feira (10) para um importante encontro regional com prefeitos e autoridades da Alta Paulista. O evento, organizado pelo prefeito Caio Aoqui, teve o objetivo de discutir demandas e buscar alternativas para o desenvolvimento da região.

A visita possibilitou que o vice-governador cumprisse uma agenda pelo município acompanhado do chefe do Executivo tupãense. Os políticos passaram pela empresa Amenco Peanuts, onde puderam conhecer a produção de amendoins e discutir sobre possíveis incentivos para o setor, e no 3º e 4º distrito industrial de Tupã. Em seguida, a comitiva visitou o antigo Mercadão Municipal, Poupatempo e a Praça dos 500 anos, local que foi recentemente atingido por uma erosão provocada pelas fortes chuvas.

"Conseguimos reunir centenas de autoridades em Tupã para fazermos uma festa da democracia, uma verdadeira organização de trabalho, onde tivemos várias demandas e pudemos colocar a necessidade de pensarmos juntos, todos os municípios unidos, para o desenvolvimento da nossa região", disse o prefeito Caio Aoqui.

A visita do vice-governador de São Paulo a Tupã foi um importante passo para fortalecer a relação entre o estado e os municípios da Alta Paulista. A presença de Ramuth demonstra o compromisso do governo em ouvir as demandas e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos municípios paulistas.

"Para nós do governo Tarcísio de Freitas, a proximidade com os prefeitos e prefeitas será fundamental. Por isso, a gente vai ter muitos eventos como esse em várias regiões do estado de São Paulo, seja o governador, nosso secretário de Governo Gilberto Kassab ou eu, para que possamos nos aproximar, trazer as demandas e construir juntos as soluções", disse o governador.

Segundo o prefeito de Ibirarema e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap), José Benedito Camacho, a presença do vice-governador foi importante para trazer informações e esclarecer as dúvidas dos prefeitos do interior. "O encontro regional é muito bom porque os problemas dos municípios são todos iguais, muda só o nome da cidade. A presença do Ramuth nos deu esperança de melhora e a gente vai tentar resolver os problemas para que façamos com que a população seja mais feliz e tenha mais trabalho".

Encontrar soluções para o desenvolvimento da região foi uma das principais pautas do encontro. O prefeito de Adamantina e presidente da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), Márcio Cardim, explica que os municípios do interior precisam avançar e o apoio do Governo do Estado é fundamental para o processo.

"A nossa região precisa de desenvolvimento, nós precisamos avançar na questão da saúde e trazer geração de emprego e renda para a população. Esse encontro é muito positivo e o governador Tarcísio de Freitas já deu demonstrações de que é atuante e estará olhando para todos os municípios", disse Cardim.

O evento em Tupã pode ser um marco para o desenvolvimento do interior, acredita o prefeito de Presidente Prudente e presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Ed Thomas. "A visita do vice-governador Felício é a esperança de consolidação de projetos que já existem e outros futuros que vão acontecer com esse grande encontro, com esse seminário de busca de soluções para o interior”.

Visita à praça dos 500 Anos

Para encerrar sua agenda pelo município, o vice-governador Felicio Ramuth passou pela Praça dos 500 anos, local que no último dia 23 de fevereiro, sofreu uma erosão de 40 metros de largura e de 11 metros de profundidade, após colapso da tubulação do sistema de drenagem pluvial.

O representante do Estado conferiu in loco a situação e parabenizou o prefeito e o secretário municipal de Planejamento e Obras, Valetim Bigeschi, pela agilidade em tomar as primeiras providências.

“O prefeito Caio Aoqui, logo quando aconteceu, esteve presente junto da população para ver o que poderia ser feito para amenizar esse impacto. Essa é uma obra complexa que vai precisar do apoio do Estado, e o projeto já foi protocolado na Defesa Civil e vamos acompanhar os trâmites”, afirmou Ramuth.